Logotipo Engenharia Compartilhada
Home ESG: A revolução aliada da sustentabilidade

ESG: A revolução aliada da sustentabilidade

Organizações adotam a produção sustentável

 

Desde o início da era industrial, o setor de manufatura tem evoluído e se adaptado em resposta a inovações tecnológicas e mudanças nas demandas do mercado. Agora, mais um drive vem se juntar a essa constante revolução: os princípios ESG.

 

Em todo o mundo, organizações estão gerando benefícios financeiros e ambientais com a produção sustentável. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, a produção sustentável é “a criação de produtos manufaturados por meio de processos economicamente sólidos que minimizam os impactos ambientais negativos, ao mesmo tempo que conservam energia e recursos naturais”.

 

Líderes de negócio adotam a produção sustentável para reduzir custos e desperdícios, melhorar a eficiência operacional, obter vantagem competitiva e manter a conformidade.

 

Além disso, devem investir em produtos sustentáveis que sejam mais reparáveis e menos descartáveis para que possam ser reintroduzidos na cadeia de produção (Economia Circular), reciclá-lo ou até facilitar no processo de decomposição que reduza o impacto ambiental.

 

Esse movimento exige uma transformação empresarial em grande escala, segundo análise da consultoria PWC. As empresas que estabelecerem novos objetivos estratégicos terão que alinhar as suas operações comerciais com práticas sustentáveis. E é aí que mora o grande desafio, alinhar os princípios ESG com as ações práticas cotidianas da empresa, que já estão acostumadas há muito tempo com conceitos que não são imediatos e com lucro predatório.

 

Por conta das mudanças relacionadas com as práticas ESG, em muitos casos, os novos modelos levarão a transformações de grande alcance na forma como a organização está estruturada e opera. Essas ações não são mais de domínio de um grupo de especialistas, cada funcionário terá que lidar com isso em seu trabalho e na sua vida cotidiana.

 

As empresas estão evoluindo suas estratégias de sustentabilidade para responder a esses desafios. Na medida em que as organizações investem em soluções de ponta, a união da tecnologia, como sistemas de automação industrial, com os princípios ESG, abrirá caminho para um futuro mais sustentável, resiliente e responsável.

 

Sobre a Mitsubishi Electric Corporation       

 

Com mais de 100 anos de existência, a Mitsubishi Electric Corporation é reconhecida como líder mundial na fabricação, comercialização e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados em Sistemas elétricos e de energia, Automação industrial, Sistemas de informação e comunicação, Dispositivos eletrônicos, Sistemas de transporte e Aparelhos domésticos. Com o princípio corporativo de contribuir com a criação de uma sociedade próspera, a companhia está presente em mais de 40 países ao redor do mundo, totalizando mais de 140 mil colaboradores. A empresa registrou receita aproximada de 5 bilhões de ienes (US$ 37.3 bilhões*) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2023. 

 

*Com uma taxa de câmbio de 134 ienes para o dólar americano, a taxa de pelo Mercado de Câmbio de Tóquio em 31 de março de 2023. 

 

Sobre a Mitsubishi Electric do Brasil 

 

No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: automação industrial e CNC, sistemas de ar-condicionado, automação de processos, equipamentos automotivos, sistemas de visualização e sistemas de transporte.