Cleber Dall’Agnol é Diretor Executivo do AltoQi Visus
A Gestão Digital da Construção (GDC) - ou Digital Construction Management (DCM), como é o termo em inglês - é um conceito já consolidado em países como Estados Unidos e Alemanha, onde o uso de sistemas está impulsionando os resultados da construção.
Isso demonstra o quanto a Gestão Digital da Construção (GDC) é muito mais do que uma tendência de mercado, podendo ser definida como um conceito, senão uma metodologia, que proporciona mais visão, controle e escalabilidade para os negócios da construção civil.
Portanto, não se resume a várias ou a uma tecnologia, apenas. Envolve mais do que isso, como mudanças de processos e engajamento de pessoas. É por isso que a Gestão Digital da Construção está relacionada a uma mudança de cultura.
Ou seja, para chegar ao nível de usar soluções integradas, que combinam conhecimento técnico e estratégias de mercado, a exemplo das plataformas tecnológicas para a construção civil, é preciso fazer uma análise do contexto atual da empresa e responder a algumas perguntas. A mais importante delas é: por que a necessidade de promover a mudança?
Há motivos diversos para isso. Mas as novas tecnologias em softwares para a construção civil, somados à utilização cada vez mais consolidada do Building Information Modeling (BIM) - ou Modelagem da Informação da Construção, em português -, tem, de certa forma, exigido que as empresas de construção civil planejem para si um futuro sustentável. Isso requer mudança, integração e tudo o que a Gestão Digital da Construção oferece.
No entanto, há um risco em simplesmente adotar novos conceitos e metodologias que mudam totalmente o fluxo de trabalho e a rotina dos profissionais da construção civil sem uma preparação prévia. O insucesso pode ser frustrante e fazer o investimento parecer não ter valido a pena.
Como mudar a cultura para a Gestão Digital da Construção
A questão é que, na maioria das vezes, a má condução da mudança de cultura provoca a ineficiência dos sistemas e compromete a inovação, pois falha na análise dos processos e no envolvimento das pessoas. Entretanto, quando ocorre o inverso e cada passo da implementação da Gestão Digital da Construção é executado da forma e com a consultoria correta, os resultados são mais do que satisfatórios.
O que a Gestão Digital oferece é a integração de todo o ciclo da obra, do pré-projeto à construção. A primeira mudança de cultura já é percebida nitidamente nessa proposta de valor. Os profissionais, habituados a uma forma de executar o trabalho, terão de assimilar novas maneiras de fazer os projetos de engenharia.
A Gestão Digital não comporta, por exemplo, o trabalho primordialmente individualizado. Muito pelo contrário. Tudo é feito em colaboração, pois uma parte do processo é totalmente interligada a outra.
Isso significa que os envolvidos nas etapas de gestão, desde o planejamento, compatibilização, orçamento, custos até o gerenciamento de projetos, processos e execução precisam passar a trabalhar em conjunto, especialmente se desejam ter mais previsibilidade e informações para tomada de decisão.
O trabalho mais colaborativo naturalmente exige maior interação das equipes. Com isso, os profissionais têm de se comunicar de forma constante e de maneira efetiva. Portanto, a Gestão Digital da Construção também exige o aprimoramento das competências de comunicação. Sem isso, o alinhamento das demandas e das expectativas pode fluir de maneira não adequada, comprometendo o projeto.
Assim, já é possível entender por que a Gestão Digital da Construção vai muito além da tecnologia. Para atuar nesse conceito coletivo, colaborativo e tecnológico junto com diversas pessoas, com diferentes perfis e interesses, o conhecimento técnico precisa dividir o protagonismo com outras habilidades relevantes.
Formas de implementar com eficiência a Gestão Digital
Desde projetistas, a orçamentistas, BIM Managers, gestores de negócios da construção civil, entre outros profissionais que atuam na definição de métodos construtivos, materiais e sistemas para a elaboração dos empreendimentos, precisam expandir suas capacidades para explorar todo o potencial da Gestão Digital da Construção.
Então, é seguro afirmar que a mudança de cultura para adesão e obtenção dos benefícios da Gestão Digital da Construção começa, de fato, nas pessoas. Afinal, são elas que estabelecem e vivenciam os processos, o que lhes confere propriedade para sugerir e promover as mudanças necessárias. É por isso que não tem como contratar plataformas ou sistemas sem engajar as pessoas, peças fundamentais para a Gestão Digital.
Não são poucas as histórias de empresas que contrataram os sistemas mais modernos para tornar mais eficaz a operação e observaram o investimento se tornar um alto custo, sem retorno algum, ao ponto de desistir da implementação, porque as pessoas que deveriam, simplesmente não utilizavam a ferramenta para executar o trabalho. Infelizmente, é o que geralmente acontece quando a mudança de cultura não é bem planejada.
Sendo assim, a conclusão é simples: para não desperdiçar investimentos e beneficiar-se de todas as vantagens que uma plataforma para projetos de engenharia pode fornecer, é preciso investir não apenas na contratação de sistemas de Gestão Digital da Construção, mas também nos profissionais que serão os principais usuários dos recursos para otimizar e aprimorar o gerenciamento dos empreendimentos.
É por isso que quando a AltoQi é consultada pelas empresas, conectamos as pessoas àquilo que consideramos ser os pilares de uma implementação de metodologias e sistemas de sucesso:
• estratégias, para visão clara de onde se está e o que se deseja alcançar;
• investimento em engajamento e capacitação de pessoas;
• adesão às tecnologias, para moldar um futuro mais promissor; e
• melhoria contínua de processos.
Quando são realizados juntos, esses pilares promovem o início de uma grande mudança de cultura, que gradativamente vem redefinindo a construção civil. Vê-se as obras sendo concluídas no prazo, dentro do orçamento e com qualidade, a partir da adesão cada vez maior a tudo que faz parte da Gestão Digital da Construção.
Resultados da Gestão Digital da Construção
Os bons resultados só aumentam com o aprofundamento dos usos que é possível atribuir aos sistemas que compõem a Gestão Digital. Os clientes da AltoQi já conseguiram retornos extraordinários com o conhecimento adquirido. A Reta Engenharia, por exemplo, reduziu em 40% a emissão de carbono estimada na construção de uma hidrelétrica.
Além dessa, existem muitas outras possibilidades que podem ser exploradas quando há uma cultura de inovação. Com esse exemplo de onde é possível chegar com a mudança de cultura, a pergunta que fica é: sua empresa está pronta para a Gestão Digital da construção e todas as suas oportunidades? Caso ainda não esteja, talvez seja a hora de planejar a mudança.
* Cleber Dall'Agnol é um executivo com mais de 20 anos de experiência no mercado brasileiro de tecnologia. Apaixonado por liderança, inovação e desenvolvimento de equipes, é conhecido por sua habilidade em formar e motivar times de alto desempenho, sempre focado em alcançar resultados excepcionais. Atualmente é COO e também dirige a vertical de Gestão Digital da Construção na AltoQi Tecnologia.