Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Série do JPB mostra como andam as obras do Rio São Francisco na PB

Série do JPB mostra como andam as obras do Rio São Francisco na PB

G1 - 29 de maio de 2013 1187 Visualizações
 
A seca no nordeste é discutida há muitos anos e a transposição do Rio São Francisco é uma das ideias mais antigas de solução para esse problema.
Em 2007 o Governo Federal do Brasil deu início à obra que tem como objetivo aproveitar o recurso grandioso do Rio São Francisco para atingir alguns pontos críticos da região mais seca do Brasil.
O projeto conta com a construção de dois canais. O eixo norte sai de Cabrobró, em Pernambuco, e vai até o Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde o  Rio Piranhas receberá abastecimento permanentemente. O eixo leste parte de Floresta, também no estado pernambucano, e vai até Monteiro, no Cariri paraibano, onde se encontrará com o Rio Paraíba, que será perenizado, levando água para o Cariri, Agreste e Zona da Mata. Em todo o percurso dos canais, o projeto prevê a construção de açudes e ramificações, que levarão água para cidades e comunidades rurais.
Por causa de problemas nas licitações das obras, grande parte da transposição se encontra paralisada. Em São José de Piranhas está o lote 14 da obra, único que nunca foi pausado. O trabalho lá acontece 24 horas por dia, em uma escavação de um túnel, onde vão passar até 83 mil litros de água por segundo, vazão que, segundo os engenheiros, corresponde a 5% do volume regular do rio. São 15 km de extensão, de Mauriti, no Ceará, até São José de Piranhas, se tornando o maior túnel de transporte de água da América Latina.
Aos governos estaduais e municipais cabe a construção das obras secundárias, como canais e adutoras. Maneílson Batista, secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba, explica que “as obras vão além do canal maior. O objetivo é que a obra como um todo possa chegar na propriedade de cada produtor rural”.