Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Os 10 edifícios mais altos do mundo jamais concluídos

Os 10 edifícios mais altos do mundo jamais concluídos

Blog da Arquitetura - 01 de março de 2018 1870 Visualizações
Os 10 edifícios mais altos do mundo jamais concluídos
Todos nós já ouvimos falar sobre os edifícios mais altos do mundo - estes feitos da engenharia moderna que definem cidades e transformam-se em façanhas da humanidade -, mas e aqueles projetos de arranha-céus mirabolantes que nunca chegaram a ser construídos? Em 2014, o Conselho sobre Edifícios em Altura e Habitat Urbano (CTBUH) divulgou um relatório listando aqueles que seriam os 20 edifícios mais altos do mundo se tivessem sido construídos (a lista é mantida atualizada no site). Constam nesta lista apenas edifícios considerados incompletos, ou seja, quando a obras chegaram a ser iniciadas mas foram posteriormente interrompidas, sem nenhuma previsão de continuidade. Saiba mais sobre aqueles que possivelmente seriam os 10 edifícios mais altos do mundo em 2018.
/
Diagrama do relatório de 2014 do CTBUH. A partir de 2018, a Lighthouse Tower e a Fairwell International Center foram substituídas na lista pela Sky City Changsha e pelo 2WTC. Imagem via CTBUH
10. 2 World Trade Center; Cidade de Nova Iorque, Nova Iorque / BIG (411 metros)
/
Aquele que seria um dos projetos mais marcantes do BIG, substituindo a primeira versão do 2 World Trade Center projetado por Foster + Partners, e planejado para alcançar até 400 metros de altura, o edifício presta homenagem a sua localização única no encontro do skyline de Manhattan com a paisagem marcante de TriBeCa. O projeto foi interrompido no início de 2016, quando os dois principais inquilinos voltaram atrás na decisão de ocupar o edifício depois de pronto, mas de acordo com um relatório publicado pelo New York Post, o Silverstein e o BIG estão perto de encontrar um novo inquilino, o que excluiria o projeto desta fatídica lista.
9. Lam Tara Tower 1; Dubai, EAU / Dimensions Engineering Consultants (454 metros)
Projetado para fazer parte do complexo Bin Manana Twin Towers, a primeira torre  residencial do conjunto foi concebida para se erguer ao longo de 88 pavimentos, atingindo uma altura máxima de 454 metros. A construção foi iniciada em 2008 e interrompida dois anos depois, em dezembro de 2010.
8. Palace of the Soviets; Moscou, Rússia / Boris Iofan, Vladimir Shchuko (495 metros)
/
A sua construção começou de fato em 1937 e acabou sendo interrompida ainda durante a fase de locação da obra devido ao iminente início da Segunda Guerra Mundial. O edifício estava projetado para ser coroado com uma estátua de Vladimir Lênin, chefe do governo da União Soviética entre 1917-1924, naquela que se tornaria a maior estrutura já construída pela homem.
7. Burj Al Alam; Dubai, EAU / Engineering Consultants Group, Arup (510 metros)
O projeto da World Tower contava com um shopping center no térreo, 74 pavimentos para escritórios além de outros 27 andares destinados a um hotel e espaços rentáveis. A pedra fundamental foi lançada em 2006 com uma previsão de entrega da obra para 2009, mas acabou sendo abortada devido a atrasos nos pagamentos durante a crise econômica de 2008. Os trabalhos no local nunca foram retomados desde então.
6. Doha Convention Center Tower; Doha, Qatar / JAHN (551 metros)
Parada desde 2007 devido à possível interferência na operação do Aeroporto Internacional de Doha, a construção da torre já havia sido adiada até que a obra do novo Aeroporto Internacional Hamed de Doha tivesse sido concluída. Entretanto, assim que o novo aeroporto foi inaugurado, o centro de convenções teve de ser  concluído sem a sua principal torre, sem nenhuma probabilidade de que um dia ela venha a se concretizar.
5. Chicago Spire; Chicago, Illinois / Santiago Calatrava (609.6 metros)
/
O projeto de Calatrava para aquele que seria o edifício mais alto dos Estados Unidos foi finalmente interrompido em 2014, após uma série de problemas de ordem financeira, recorrentes em obras do arquiteto e engenheiro espanhol. Desde então, somente foram vistas especulações sobre o que fazer com o imenso terreno na cidade de Chicago.
4. Russia Tower; Moscou, Rússia / Foster + Partners (612 metros)
A construção da torre projetada por Foster + Partners em Moscou foi finalmente iniciada ainda em 2006, depois de quase 12 anos de uma interminável negociação. A obra parece ter sofrido dos mesmos problemas, interrompida em 2008 e completamente abandonada em 2009 como resultado da crise econômica mundial.  
3. India Tower; Mumbai, Índia / Foster + Partners (699.7 metros)
Este é mais um projeto incompleto da Foster + Partners. A India Tower teve sua obra  iniciada em 2010 e interrompida em 2012 após uma grande polêmica entre os promotores do projetos e as autoridades locais de Mumbai. O projeto foi cancelado em 2015.
2. Sky City; Changsha, China / Broad Group (838 metros)
/
Este projeto foi mais uma das vítimas das intermináveis burocracias estatais. A proposta da Sky City - ambiciosamente projetada para ser construída em apenas 90 dias, graças a um sistema de pré-fabricação hiper-eficiente desenvolvido pela construtora Broad Sustainable Building - foi interrompida em 2013 durante os trabalhos de pré-construção. A intenção de seguir adiante com a obra foi completamente abandonada em 2016. As fundações do edifício estão sendo utilizadas desde então para a criação de peixes.
1. Nakheel Tower; Dubai, EAU / Woods Bagot (1.000 metros)
Os problemas financeiros foram, em última instância, o principal motivo da falência desta proposta que contaria com 200 pavimentos, iniciada em 2009. O Nakheel Financial Group esteve envolvido na crise que assolou Dubai naquele ano e, finalmente, teve que cancelar o projeto ainda durante os trabalhos de fundação.