Principal vitrine de inovações tecnológicas para os setores de construção e mineração, M&T Expo a 10º edição
Considerado o maior evento de negócios da construção e mineração na América Latina, a M&T Expo chega a São Paulo em junho deste ano com a promessa de reunir toda a cadeia produtiva desses setores e apresentar o que há de mais avançado no mercado. Não é a para menos: a 10° edição da Feira, que acontece a cada três anos, traz na bagagem uma trajetória de sucesso que está diretamente ligada à evolução das áreas de máquinas pesadas e à engenharia no Brasil.
Para se ter uma ideia, em 1995, ano em que a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promoveu a primeira edição do evento, o Brasil vivia um período econômico distinto, com a abertura das importações e a quebra de reserva do mercado de informática, o que possibilitou o acesso às novas tecnologias, como a eletrônica embarcada. Naquele ano, a M&T Expo reuniu mais de 7 mil visitantes e cerca de 70 expositores, sendo a primeira deste segmento no país.
Desde então, a Feira tem seguido uma trajetória de crescimento significativo: na edição de 2015, ela alcançou números recordes ao reunir quase 500 expositores, cerca de 3,5 mil equipamentos e um público qualificado de 45.755 profissionais. O encontro resultou na movimentação de R$ 1,2 bilhão em novos negócios.
“A M&T Expo tem um papel estratégico no desenvolvimento do mercado de equipamentos para construção e mineração, ao reunir os principais fabricantes do setor e os usuários de máquinas – construtoras, mineradoras e locadores –, em um único local. Como vitrine tecnológica, é o maior palco de apresentação de lançamentos e inovações ao setor, fomentando, dessa maneira, novos negócios e contribuindo para a evolução econômica, tecnológico e social de todo o segmento”, diz o presidente da Sobratema e um dos idealizadores do evento, Afonso Mamede.
De acordo com Mamede, essa característica marcante de contribuir para mudar a direção e o ânimo do setor de equipamentos para construção e mineração colabora para o papel da M&T Expo em ser um impulsionador no desenvolvimento tecnológico mercadológico desse segmento. “É um importante diferencial e um atributo exclusivo de nossa feira. A 10ª edição ocorrerá no momento certo, no qual os investimentos em infraestrutura devem estar mais consolidados, já que o Brasil iniciou um processo de recuperação e a perspectiva é que essa retomada ganhe ainda mais força no segundo semestre deste ano”, ressalta.
Em 2018, inclusive, a M&T Expo será a única feira voltada para o setor de equipamentos a ser realizada no país. Além disso, o evento será promovido pela Messe München Brasil, uma das mais experientes organizadoras de feiras a nível mundial, como é o caso da rede de eventos Bauma.
Segundo a Sobratema, a novidade contribuirá de maneira muito positiva para uma ampliação na participação de empresas de todo o mundo, uma vez que haverá uma maior conexão com mercados globais e, principalmente, com as mais importantes feiras mundiais do segmento.
Portanto, quem comparecer no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, entre os dias 5 e 8 de junho, irá se deparar com os principais lançamentos dos setores de construção e mineração para os próximos anos, afinal, a M&T Expo é a plataforma escolhida por boa parte dos fabricantes para apresentarem suas novidades, bem como máquinas e equipamentos para atender as mais diversas demandas do mercado.