Reforma da passarela Comandante Rolim Amaro amplia acesso ao aeroporto de Congonhas, em SP
Projeto foi executado pela divisão de Engenharia Consultiva do Grupo Falcão Bauer e incluiu a implantação de uma praça de 262 m2 em um dos acessos da nova estrutura, no sentido bairro da Avenida Washington Luís.
Os mais de 3 mil passageiros que chegam diariamente ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pela Avenida Washington Luís, já podem notar a diferença: a passarela Comandante Rolim Amparo, que foi originalmente construída há mais de 40 anos para dar acesso ao local, passou por intensas reformas nos últimos meses e está mais segura e acessível.
Executado por cerca de 60 profissionais do Grupo Falcão Bauer, o projeto incluiu os serviços de recuperação estrutural das caixas das escadas de concreto e da escada helicoidal, fundação de elevadores e rampas, fabricação e montagem da estrutura metálica da passarela e construção de rampas de acesso e de uma praça de 262 m2.
De acordo com o Engenheiro Civil responsável pela obra, Magno Grance, um dos principais desafios do projeto foi dar andamento aos serviços sem interromper a circulação de veículos e de pedestres, tanto na passarela como no seu entorno, sem colocar em risco a segurança dos usuários e garantindo a fluidez do trânsito sob a mesma. Para isso, a empresa instalou uma estrutura provisória na região. Outro fator que exigiu expertise e flexibilidade do Grupo foi lidar com o espaço reduzido para a descarga e armazenamento de materiais de consumo e equipamentos.
“Realizamos o acompanhamento do processo de fabricação e montagem da estrutura metálica, onde a nova passarela foi construída de forma a garantir o atendimento às atuais normas de acessibilidade vigentes”, conta Grance. Segundo ele, isso permitiu a interação com as demais fases construtivas da obra, constituídas por dois elevadores que possibilitam o acesso de pessoas com necessidades especiais, uma iluminação diferenciada e cobertura em todo o percurso da passarela, rampas de acesso nas calçadas, instalação de corrimãos e guarda-corpos em duas alturas.
Além disso, o projeto possibilitou o aumento da altura entre a Avenida Washington Luís e a base da passarela, permitindo, assim, melhor segurança no trafego de veículos altos, evitando novas colisões de caminhões e outros meios de transporte.
Vida útil prolongada
O engenheiro Magno Grande explica que a finalidade do serviço executado pela Falcão Bauer foi restabelecer as condições de uso e prolongar a vida útil da estrutura, que estava tomada por ferrugem e apresentava risco de desabamento. “A recuperação de estruturas consiste na recuperação de áreas que manifestam patologias. Sendo assim, a principal tecnologia empregada foi no tratamento das trincas aparentes. Utilizamos a injeção de uma resina que possui alta resistência a compressão, capacidade de impermeabilização e selamento mesmo na presença de água”, diz.
Ao todo, a obra custou 6,7 milhões de reais e foi bancada inteiramente pela iniciativa privada por meio de doações. Os valores foram doados à Associação dos Amigos da Passarela (ASPA), que tem uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para a entrega das obras.
Redação: Há Propósito Comunicação