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Reforma da passarela Comandante Rolim Amaro amplia acesso ao aeroporto de Congonhas, em SP

Redação Engenharia Compartilhada - 20 de abril de 2018 1578 Visualizações
Reforma da passarela Comandante Rolim Amaro amplia acesso ao aeroporto de Congonhas, em SP
Projeto foi executado pela divisão de Engenharia Consultiva do Grupo Falcão Bauer e incluiu a implantação de uma praça de 262 m2 em um dos acessos da nova estrutura, no sentido bairro da Avenida Washington Luís.
Os mais de 3 mil passageiros que chegam diariamente ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pela Avenida Washington Luís, já podem notar a diferença: a passarela Comandante Rolim Amparo, que foi originalmente construída há mais de 40 anos para dar acesso ao local, passou por intensas reformas nos últimos meses e está mais segura e acessível. 
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Executado por cerca de 60 profissionais do Grupo Falcão Bauer, o projeto incluiu os serviços de recuperação estrutural das caixas das escadas de concreto e da escada helicoidal, fundação de elevadores e rampas, fabricação e montagem da estrutura metálica da passarela e construção de rampas de acesso e de uma praça de 262 m2. 
De acordo com o Engenheiro Civil responsável pela obra, Magno Grance, um dos principais desafios do projeto foi dar andamento aos serviços sem interromper a circulação de veículos e de pedestres, tanto na passarela como no seu entorno, sem colocar em risco a segurança dos usuários e garantindo a fluidez do trânsito sob a mesma. Para isso, a empresa instalou uma estrutura provisória na região. Outro fator que exigiu expertise e flexibilidade do Grupo foi lidar com o espaço reduzido para a descarga e armazenamento de materiais de consumo e equipamentos.
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“Realizamos o acompanhamento do processo de fabricação e montagem da estrutura metálica, onde a nova passarela foi construída de forma a garantir o atendimento às atuais normas de acessibilidade vigentes”, conta Grance. Segundo ele, isso permitiu a interação com as demais fases construtivas da obra, constituídas por dois elevadores que possibilitam o acesso de pessoas com necessidades especiais, uma iluminação diferenciada e cobertura em todo o percurso da passarela, rampas de acesso nas calçadas, instalação de corrimãos e guarda-corpos em duas alturas. 
Além disso, o projeto possibilitou o aumento da altura entre a Avenida Washington Luís e a base da passarela, permitindo, assim, melhor segurança no trafego de veículos altos, evitando novas colisões de caminhões e outros meios de transporte.
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Vida útil prolongada
O engenheiro Magno Grande explica que a finalidade do serviço executado pela Falcão Bauer foi restabelecer as condições de uso e prolongar a vida útil da estrutura, que estava tomada por ferrugem e apresentava risco de desabamento. “A recuperação de estruturas consiste na recuperação de áreas que manifestam patologias. Sendo assim, a principal tecnologia empregada foi no tratamento das trincas aparentes. Utilizamos a injeção de uma resina que possui alta resistência a compressão, capacidade de impermeabilização e selamento mesmo na presença de água”, diz.
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Ao todo, a obra custou 6,7 milhões de reais e foi bancada inteiramente pela iniciativa privada por meio de doações. Os valores foram doados à Associação dos Amigos da Passarela (ASPA), que tem uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para a entrega das obras. 
Redação: Há Propósito Comunicação
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