Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Projetos e Gestão de Projetos

Projetos e Gestão de Projetos

- 17 de julho de 2013 1035 Visualizações
Projetos e Gestão de Projetos
 
De acordo com estabelecido nos termos de referência, considera-se importante, para a garantia da qualidade, a definição para cada processo do antes, do durante e do depois; com esta definição se assegura que durante todo o processo, desde sua planificação, execução, até o encerramento, dever-se-á levar a cabo a análise do desempenho do processo, o monitoramento dos controles, as responsabilidades, os registros e as revisões e as verificações para garantir a qualidade do produto ou do serviço.
Associado a cada processo ou atividade os responsáveis pelo antes, pelo durante e pelo depois formam a matriz de responsabilidades.
A determinação do antes, do durante e do depois pode ser levada até o nível de detalhe que se deseje, de acordo com as necessidades do projeto, segundo o detalhamento que se faça deste e levando-se em consideração o estudo de viabilidade técnica e econômica a partir do ciclo de vida do projeto, no qual se identifica claramente o antes, o durante e o depois.
Assim, para as funções estratégicas, técnicas, operacionais e instrumentais contempladas para a execução do projeto, definem-se o antes, o durante e o depois; o mesmo para cada uma das atividades que as conformam.
Na subseção seguinte são descritas as fases que compõem o projeto e os processos.
Posteriormente descrever-se-á para cada uma das funções - estratégicas, técnicas, operacionais e instrumentais - como são e como ocorrem o antes, o durante e o depois, isto é, como será o processo da empresa ao longo de suas quatro fases para as atividades que compõem cada função.
Estes processos são gerais, pois descrevem de forma geral as atividades da empresa.
Os processos detalhados para cada atividade fazem parte do sistema de qualidade proposto e são realizados seguindo uma norma fundamental ou parâmetros para a realização de processos.
Esta norma fundamental é descrita neste capítulo, bem como os processos detalhados.