Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Mais da metade dos estudantes de Engenharia abandona o curso

Mais da metade dos estudantes de Engenharia abandona o curso

Da redação do Guia do Estudante - 25 de julho de 2013 1183 Visualizações
 
Em escolas de renome como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Militar de Engenharia (IME), o índice de abandono do curso é inferior a 5%. A taxa média de conclusão do curso no setor público é de cerca de 60% e, no setor privado, de 40%.
A principal causa identificada da evasão é a deficiência na formação básica dos estudantes em Matemática e Ciências; muitos também deixam o curso devido à dificuldade em pagar as mensalidades nas faculdades privadas. A desmotivação provocada pela falta de experiências práticas durante o curso e a necessidade muito prematura de escolha de especializações são dois fatores que também pesam na desistência.
/ 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2011 aponta que as faculdades de engenharia que obtiveram as notas mais baixas - um e dois - representam 39% do total. Os cursos que têm as melhores notas - quatro e cinco - representam 25%. Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria, o Brasil precisa melhorar a qualidade dos cursos e focar mais na inovação.
/