Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Confira os 10 empreendimentos mais sustentáveis de 2018 nos EUA

Confira os 10 empreendimentos mais sustentáveis de 2018 nos EUA

GOINGgreen/AIA - Confira abaixo os vencedores de 2018. - 18 de maio de 2018 1223 Visualizações
Confira os 10 empreendimentos mais sustentáveis de 2018 nos EUA
Albion District Library | Toronto, Ontário (Canadá) | Perkins+Will - Foto: Doublespace Photography
Americano de Arquitetos elege os 10 maiores empreendimentos verdes de 2018.  Projetos apostam no design e em bons conceitos de crescimento sustentável
O Comitê de Meio Ambiente (COTE) do Instituto Americano de Arquitetos (AIA) anunciou os 10 projetos vencedores da 22ª edição do prêmio. A premiação destaca o desempenho sustentável e o design dos projetos, que devem atender aos padrões impostos pelo comitê em diversos âmbitos, como valor econômico, social e ecológico. 
Uma das mais movimentadas da cidade de Toronto, a Biblioteca Distrital de Albion é atende uma população diversificada. Sua relevância como centro comunitário inspirou o conceito arquitetônico central de um jardim fechado. As características do design arquitetônico – bem como a decisão de não renovar e expandir o prédio da biblioteca existente e, sim, construir um novo – são resultados de uma consulta abrangente à comunidade da cidade.
/
Georgia Tech Engineered Biosystems Building | Atlanta, Geórgia (EUA) | Lake|Flato em parceria com Cooper Carry - Foto: Chris Cooper
Certificado como LEED Platinum, o EBB é considerado como um modelo inovador para instalações de pesquisa. O edifício desafia os silos do design tradicional de laboratório, criando um sistema de bairros abertos que promovem o engajamento e a interação. Luz do dia, vistas ao ar livre, um sistema de coleta de água e outros elementos biofílicos usados durante todo o programa reforçam a tecnologia e o design inteligente.
/
Mundo Verde at Cook Campus | Washington, DC (EUA) | Estúdio Twenty Seven Architecture - Foto: Anice Hoachlander, Hoachlander Davis Photography
Mundo Verde é uma escola pública charter – que adota modelos de gestão privada – bilingue e focada na sustentabilidade. Entre as práticas adotadas, estão a medição e monitoramento da eficiência dos materiais, sistema e recursos, assim como o reaproveitamento da água de chuva. O projeto revitalizou um local de escola urbana abandonada como uma demonstração de práticas sustentáveis, verdes, operações e educação.
/
Nancy and Stephen Grand Family House | São Francisco, Califórnia (EUA) | Leddy Maytum Stacy Arquitetos - Foto: Bruce Damonte
Fundada em 1981, a Family House é uma organização sem fins lucrativos que oferece alojamento temporário a famílias de crianças gravemente doentes que recebem tratamento em locais próximos. As estratégias sustentáveis concentraram-se na combinação de espaços de vida saudáveis e restauradores para que as famílias se sintam reconfortadas. O design final recebeu a certificação Platinum sob o programa LEED for Homes.
/
New United States Courthouse | Los Angeles, Califórnia (EUA) | Skidmore, Owings & Merrill LLP - Foto: Bruce Damonte
Novo Tribunal dos Estados Unidos é um edifício de 10 andares e 633 mil pés quadrados que contém 24 salas de audiências e 32 câmaras judiciais. A sustentabilidade foi um fator determinante no design do empreendimento desde o início, o qual alcançou a certificação LEED Platinum. O edifício atende ao objetivo de energia da GSA para 2020 e incorpora recursos de design sustentáveis, incluindo uma matriz fotovoltaica na cobertura e fachada plissada que reduz a radiação anual do edifício e as cargas centrais da planta.
/
The Renwick Gallery of the Smithsonian American Art Museum | Washington, DC (EUA) | Grupo DLR - Foto: Kevin Reeves; Courtesy of DLR Group|Westlake Reed Leskosky
Construído em 1859 e renovado pela última vez entre 1967 e 1972, a Galeria Renwick passou por mudanças e melhorias em grande parte da infraestrutura. O projeto incluiu a restauração de dois tetos arqueados, a recriação da configuração original da janela do século XIX, renovação de todos os sistemas de construção e melhorias para acessibilidade. O novo projeto alcançou uma redução de 50% no uso anual de energia, recebendo mais de 500 mil visitantes nos primeiros seis meses.
/
San Francisco Art Institute – Fort Mason Center Pier 2 | São Francisco, Califórnia (EUA) | Leddy Maytum Stacy Arquitetos - Foto: Bruce Damonte
Armazém histórico do Exército dos EUA em Fort Mason transformado em um novo campus para o San Francisco Art Institute, criando um centro de educação artística e engajamento público. A adaptação, no entanto, preserva a integridade industrial da estrutura de referência, apoia os objetivos pedagógicos da escola e integra sistemas de construção sustentáveis avançados.
/
Sawmill | Tehachapi, Califórnia (EUA) | Olson Kundig - Foto: Kevin Scott/Olson Kundig
Situado no duro Deserto de Mojave, o Sawmill oferece um novo modelo para a casa unifamiliar sustentável. O resumo do cliente pedia um lar autossuficiente que maximizasse a conexão entre arquitetura e natureza e, também, entre os membros da família. A casa de blocos de concreto, aço e vidro de 5.200 SF foi projetada para enfrentar o clima severo da região propenso a incêndios.
/
Sonoma Academy’s Janet Durgin Guild & Commons | Santa Rosa, Califórnia (EUA) | Estúdio WRNS - Foto: WRNS Studio
Igualdade, comunidade e exploração são os princípios que nortearam os dois amplos andares do Guild & Commons, que se estendem e integram até a terra. Telas deslizantes, persianas automatizadas, projeções profundas transmitem como o prédio responde ao clima. Além disso, bloco de baixo carbono de origem regional, revestimentos cerâmicos, vigas recuperadas, revestimentos externos e interiores se emparelharam com lâmpadas e móveis fabricados na região para celebrar o trabalho da comunidade.
/
Ortlieb’s Bottling House | Philadelphia, Pensilvânia (EUA) | KieranTimberlake - Foto: Michael Moran/OTTO
Uma antiga fábrica de engarrafamento se transformou em um novo estúdio e local de testes com laboratório de fabricação, modelismo e espaços de fuga. A Kieran Timberlake aproveitou a forma de ventilação natural do edifício para criar um retrofit com uso eficiente de energia que usa estratégias passivas como luz do dia, massa térmica e janelas operáveis para reduzir a dependência do prédio em sistemas mecânicos em 70%. Dessa forma, o ciclo de vida do empreendimento aumentou, além de preservar o seu caráter histórico.