Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Tubos de aço: utilidades e modelos

Tubos de aço: utilidades e modelos

Agora Vale - 24 de maio de 2018 1359 Visualizações
Tubos de aço: utilidades e modelos
Você sabe a importância dos tubos de aço? grandes aliados dos engenheiros e cada vez mais frequentes nos canteiros de obras, essas estruturas auxiliam de forma versátil na fundação de pequenas e grandes construções. 
Capazes de sustentar até estruturas metálicas e ainda resistir por muito tempo, os tubos de aço podem ser divididos entre quadrados, retangulares, redondos, redondos de condução e no Metalon, esse último sendo feito de aço carbono comum, mas com costura, cujo processo de fabricação inclui soldagem de uma chapa de metal. 
Para a fabricação do Metalon, por exemplo, há a necessidade de que suas extremidades sejam unidas. Com o calor e os instrumentos específicos, as pontas são soldadas — é o tubo de aço que conta com diferentes espessuras, metragens e diâmetros, no formato retangular.
/
Querido entre os engenheiros, ostubos de aço carbono são versáteis por ocupar um menor espaço nas construções e ter a capacidade de suportar uma grande estrutura. 
A sua praticidade pode ser encontrada em diversas indústrias, como a automobilística, as usinas de açúcar, o agronegócio, máquinas e equipamentos, e até mesmo a indústria de mobiliário e manutenção, que fazem uso desse tipo de item para confeccionar seus produtos e peças. 
São atraentes para a construção civil, por terem aparência moderna e proporcionam à estrutura construída uma arquitetura “clean” e leve. Caso sejam usados com concreto em seu interior, são considerados mistos. Com essa característica, possuem uma maior resistência. 
/
Possui outras funções além das tradicionais apresentadas, podendo ser usados nas seguintes incumbências: escoramento de vigas, fundações, tubulações, proteção de fios, andaimes, plataformas, viadutos, portos, revestimentos, coberturas, acabamentos, elevadores, tubos para água quente ou fria, pontes, entre outras. 
Conheça os tipos de tubos de aço: 
Quadrados 
São tubos de aço altamente utilizados nas estruturas metálicas, indústria de máquinas em geral, indústria de fundações e diversas outras aplicações que necessitam de alta resistência a esforços mecânicos; característica tipicamente proporcionada pelo aço carbono. 
Retangulares 
Os tubos retangulares são encontrados na montagem e desenvolvimento de projetos envolvendo estruturas metálicas, mas também são aplicados na área de máquinas e equipamentos e em fundações. Sua geometria beneficia o uso em mezaninos, níveis de sustentação de máquinas e equipamentos, suporte para pisos de metal e outras aplicações. Esses tubos também podem ser utilizados como guias e molduras em projetos maiores, suportando pesos e concedendo arremate para estruturas de maior porte. Principalmente como vigas e colunas de sustentação em aplicações que exigem resistência e força. 
Redondos de condução 
Esses são utilizados na condução de quaisquer líquidos tidos como “comuns” e não corrosivos, incluindo a água, ar comprimido, gases, vapores ordinários e outros líquidos não abrasivos ou corrosivos.
Metalon
É um tubo de aço carbono comum, com costura, e formato quadrado ou retangular. Logo, todas as regras gerais e normas válidas para tubos quadrados e tubos retangulares são aplicadas ao Metalon. Tem aplicações variadas, já que pode ser utilizado tanto para estruturas leves quanto para aquelas de situações extremas, como o setor da indústria química. 
O seu diferencial está no fato de ser antioxidante, anticorrosivo, e de fácil higienização, estando frequentemente presente na fabricação de grades e portões; obras arquitetônicas; tubulações elétricas e hidráulicas; e equipamentos para a área fitness.