Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Construtoras investem em empreendimentos mais sustentáveis

Construtoras investem em empreendimentos mais sustentáveis

Construtoras investem em empreendimentos mais sustentáveis
 
Em Florianópolis, condomínio foi construído com geração de energia eólica e solar e sistema de reaproveitamento de água
As construtoras e imobiliárias estão investindo cada vez mais em empreendimentos sustentáveis. Painéis de energia solar, tijolos ecológicos e ambientes que valorizam a iluminação natural são comuns nos empreendimentos, auxiliam na redução de gastos e na preservação do meio ambiente.
Para o vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sindicato da Construção (Sinduscon) da Grande Florianópolis, Olavo Kucker, as obras com o selo sustentável são uma realidade na região. A tendência é a de que os preços delas se tornem mais acessíveis e a demanda aumente nos próximos anos.
O Neo Next Generation, situado no Novo Campeche, em Florianópolis, é um bom exemplo. O empreendimento foi entregue há cerca de dois meses pela Asas Incorporações e Habitat Ltda e idealizado pelo arquiteto e urbanista Jaques Suchodolski. É o primeiro no Brasil a ter um gerador próprio de energia eólica.
O arquiteto explica que isso foi possível graças à quantidade de vento da região e aos fabricantes de miniusinas eólicas. Além disso, o prédio conta com a geração de energia solar e sistema de reutilização de água.
Estima-se que o reuso de água proporcione economia de 50% no consumo total. Com a geração de energia limpa, em 10 anos, pretende-se economizar R$ 500 mil em aquecimento de água no condomínio. E o melhor: o investimento em tecnologias sustentáveis não ultrapassou 3% do valor total do projeto.
Outro detalhe estão nas tijoletas que revestem a construção e diminuem a necessidade de uso do ar condicionado. O isolamento acústico dos ambientes é feito com esquadrias de PVC e manta de PET reciclado nos forros, o que auxilia na privacidade dos apartamentos.
- Fui buscar as mais modernas tecnologias para criar um empreendimento revolucionário, que levasse o conceito de sustentabilidade aos mínimos detalhes e onde o conforto deveria estar atrelado à funcionalidade e respeito ao meio ambiente - diz.
O arquiteto conta que, em 35 anos de experiência, esta é a primeira vez que consegue reunir tantos atributos sustentáveis em um mesmo prédio.