Workshop aponta os principais desafios da indústria de mineração
-
04 de julho de 2018
904 Visualizações
Crédito da imagem: Divulgação SENAI
No dia 14 de junho, o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) Senai FIEMG, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Processamento Mineral, promoveu a primeira edição do Workshop “Desafios para a Indústria da Mineração”. Realizado no próprio Centro, em Belo Horizonte, o evento abordou algumas questões como alternativas de adensamento de rejeitos para disposição e os projetos encabeçados pela entidade para driblar os percalços atuais do setor.
A profissional responsável pela área de Relações Institucionais do CIT Senai, Erika Heyden, destacou que entre os principais desafios enfrentados atualmente pelas indústrias de mineração estão as constantes quedas dos valores de commodities no mercado mundial e, no caso do Brasil, a entrada de novos players no mercado, com novos métodos de processos mais eficientes e de menor impacto socioambiental.
“Em contraste, tanto em grandes companhias quanto em empresas de menor porte, os processos de beneficiamento permanecem praticamente inalterados ou com modificações pontuais visando somente o aumento de produtividade”, aponta Erika. Para continuarem na jogada, essas empresas precisam começar a apostar em pesquisa e difusão de tecnologias que as ajudem não somente a melhorarem a produção, como também a reduzirem o consumo de insumos (entre eles água e energia) e promover processos com menor impacto ambiental possível.
Além disso, o evento chamou a atenção outro desafio latente que precisa ser vencido pelo setor: o reuso, recuperação ou aplicação das massas de resíduos gerados dispostos em bacias de contenção, também conhecidas como barragens. “As soluções para este problema podem passar pela minimização de volume de material movimentado da mina e de efluentes não aproveitados, processos de beneficiamento de resíduos ou aplicação em outras cadeias produtivas e, ainda, pela disposição eficiente de rejeitos”, finaliza Erika.
Neste sentido, o Instituto SENAI de Inovação em Processamento Mineral tem atuado fortemente na promoção de soluções tecnológicas específicas para o setor mineral. Um dos objetivos é proporcionar o aumento de produtividade, buscando a adequação de processos produtivos, a redução de perdas e a minimização da degradação ambiental. Contando com uma planta piloto multiprocessual e vários laboratórios destinados à realização de análises, ensaios e estudos de caracterização tecnológica, o Instituto ajuda a fomentar o desenvolvimento e a competitividade da indústria.
Sobre o Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG
O CIT SENAI FIEMG é uma unidade SENAI composta por um conjunto de Institutos de Inovação e Institutos de Tecnologia focados na competitividade industrial, por meio de pesquisa aplicada e serviços técnicos especializados. Entre as áreas, podem ser citadas Alimentos & Bebidas, Automotiva, Meio Ambiente, Metalmecânica, Química, Engenharia de Superfícies, Metalurgia e Ligas Especiais e, claro, processamento mineral.