Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Angola vai captar investimentos para diversificar exploração mineral

Angola vai captar investimentos para diversificar exploração mineral

Publicado no portal África 21 - 21 de agosto de 2013 1139 Visualizações
Angola vai captar investimentos para diversificar exploração mineral
 
Uma ampla campanha de captação de investimentos para o setor mineiro de Angola será dinamizada pelas autoridades angolanas, para diversificar e aumentar a produção do setor.
O anúncio foi feito no fim do mês passado, em Luanda, pelo ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, quando falava num colóquio sobre o Plano de Ação de Menongue, aprovado em abril deste ano na capital da província do Kuando Kubango (sudeste do país), que definiu as prioridades para o setor até 2017.
O referido plano, alinhado igualmente com o Plano Nacional de Desenvolvimento a Longo Prazo, designado «Angola 2015», estabeleceu oito áreas cruciais na área da mineração. São elas: capital humano e estratégia de organização e desenvolvimento, proteção ambiental, investimentos, tecnologias de informação, diamantes, fosfatos, rochas ornamentais e outros minerais para a construção civil.
Além da captação de investimentos no exterior, esclareceu Francisco Queiroz, o Executivo angolano vai criar também programas de fomento e apoio a iniciativas de investimento de empresários nacionais no domínio mineiro. O ministro acrescentou que um dos grandes objetivos das autoridades é transformar o setor mineiro num dos maiores contribuintes do Produto Interno Bruto (PIB) e um dos maiores empregadores do país.