Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias UNIÃO INICIA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA CARBONÍFERA

UNIÃO INICIA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA CARBONÍFERA

Assessoria de Imprensa - 28 de agosto de 2013 592 Visualizações
UNIÃO INICIA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA CARBONÍFERA
 
Após ser condenado em ação proposta pela Procuradoria da República em Criciúma, o Governo Federal iniciou as obras de recuperação ambiental da área Concessão Belluno, no município de Siderópolis. A área afetada compreende 42 hectares, com rejeitos da lavra e lagoas de água ácida. O custo das obras gira em torno de R$ 5,3 milhões.
A bacia de carvão no Sul de Santa Catarina sofreu nas décadas de 50 e 60 exploração desordenada do solo, com mineração de carvão a céu aberto, o que causou sérias consequências para a região. 
A reabilitação desse passivo ambiental faz parte das recuperações ambientais devidas pela União e por diversas empresas carboníferas, por conta de condenação em Ação Civil Pública, promovida pelo Ministério Público Federal.
A obra na área Concessão Belluno está sendo executada pela empresa Colombo Retroterra, que venceu a licitação promovida pela União, através do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Até o ano de 2020 a União deve investir mais de R$ 300 milhões em obras de recuperação de áreas degradadas pela mineração de carvão na região de Criciúma.