Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Manutenção de ativos

Manutenção de ativos

- 11 de setembro de 2013 1360 Visualizações
Manutenção de ativos
 
Uma manutenção criteriosa e regular dos equipamentos e instalações em uma obra oferece tranquilidade na execução dos serviços, aumenta a produtividade e influencia os custos.
Paralisações
Os estudos de obras que envolvem equipamentos e que apresentam rendimento abaixo do planejado, no produtivo e econômico, mostram que, na maioria dos casos, a causa principal destas distorções reside nas paradas constantes durante o trabalho e nos equipamentos críticos que comprometem a estabilidade produtiva da equipe.
No planejamento, normalmente, admite-se que o equipamento trabalhe 70% a 80% do tempo disponível, fator suficiente para compensar as pequenas perdas de produção causadas por reparos inevitáveis.
Mobilização
A manutenção pode modificar a qualidade, produtividade e a forma de trabalho, equilibrando, ou não, o conjunto e definindo os custos operacionais.
A agilidade da ação da equipe de manutenção é indispensável na condução e no bom andamento dos serviços, necessitando, portanto, de mobilização de recursos de vulto na reposição de peças, na utilização de materiais, nos recursos humanos de especialistas e, dependendo de fatores e do vulto da obra, no próprio local do projeto.
Pesquisa
Toda manutenção que atua diretamente ou indiretamente na obra deve ser considerada necessária, estudada, pensada, planejada, preparada, organizada, de acordo com o modo operacional, e amplamente pesquisada, de acordo com a cultura da empresa.
Tudo isto para ser aplicado ao complexo da obra com inteiro sucesso e ampla segurança, de forma que não se torne parte do caminho crItico e de estrangulamento na execução dos serviços.
Normalmente, nas decisões de escolha dos equipamentos, os responsáveis pelo setor de patrimônio de uma empresa participam de forma decisiva e de comum acordo com o pessoal responsável pelo planejamento da produção.
Exemplo
No planejamento e montagem de uma central de britagem de capacidade de 250 t/h, é necessário que se conheça, além dos dados básicos referentes à produção, tais como dimensões da brita, geologia do material, etc., os equipamentos individuais que a empresa pode colocar à disposição da obra e o estado em que se encontram, podendo ocorrer que a seleção do equipamento seja de maior capacidade, para que a manutenção seja a menor possível.
Orientação
Na seleção dos equipamentos que deverão operar nas obras é importante que a equipe de manutenção oriente a equipe de produção que irá executar os serviços, de acordo com o grau de importância dos trabalhos e tempo de paralisação dos equipamentos, fornecendo alternativas para a execução.
A seguir, são descritas as principais atividades da manutenção, atuando diretamente nas obras, principalmente as isoladas da sede da empresa ou aquelas sediadas na área de rápida ação da equipe de manutenção, da matriz ou filial. O critério adotado nos diversos tipos de manutenção depende da cultura da empresa.