M&T Expo 2018 supera expectativas e gera bons negócios
A mais importante feira de equipamentos para construção e mineração na América Latina recebeu aproximadamente 40 mil visitas de compradores do Brasil e do exterior
A M&T Expo 2018 – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração superou as expectativas em termos de negócios, público qualificado, networking e disseminação do conhecimento, segundo expositores e compradores que passaram pelos pavilhões de exposição do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.
De acordo com Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a M&T Expo é protagonista no que diz respeito à divulgação de novas tecnologias para o desenvolvimento do mercado de máquinas para construção e mineração, mas também tem um papel preponderante para sentir como está o ânimo de toda a cadeia produtiva. “Os fabricantes de equipamentos e os fornecedores de componentes e serviços se preparam para participar da feira de forma que o usuário conheça o que há de mais moderno no setor e, ao mesmo tempo, tenha melhores condições para negociar a compra de máquinas”, afirma.
Neste ano, o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção estima uma recuperação na comercialização de máquinas destinadas a esse segmento, que devem crescer 38% em comparação a 2017. No total, serão 17,8 mil unidades comercializadas em 2018 contra 12,9 mil unidades no ano anterior. “Certamente, a feira vai contribuir para esse bom resultado esperado, reforçando, dessa maneira, a função exercida em edições anteriores, quando ajudou a reverter os reflexos das crises econômicas pelas quais o Brasil passou”, enfatiza Mamede. “O sucesso do evento ratifica sua relevância como fonte de geração de negócios para os expositores, fomentando a competitividade, o desenvolvimento econômico-financeiro e tecnológico de todo o setor da construção e mineração”, acrescenta.
A 10ª edição da M&T Expo marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a Sobratema e a Messe München, promotora da bauma, maior feira mundial da área de equipamentos para construção. Com isso, a feira passou a fazer parte da rede bauma e a ser organizada pela Messe Muenchen do Brasil.
Segundo a organização, a mais completa feira do segmento na América Latina surpreendeu ao receber aproximadamente 40 mil visitas durante os quatro dias de evento (26 a 29 de novembro) e pela concretização de muitos negócios e novos contatos. O público visitante foi formado em sua maioria por presidentes, diretores, empresários, gerentes, profissionais e técnicos de empresas compradoras de equipamentos – construtoras, mineradores, locadores -, além de formadores de opinião, representantes de entidades e instituições públicas e privadas e de profissionais da imprensa.
Para Falk Senger, diretor geral da Messe München, o sucesso da primeira edição realizada pela Messe Muenchen do Brasil ressalta a decisão acertada da companhia alemã em investir no mercado brasileiro de feiras na área de construção e infraestrutura. “Ficamos muito impressionados com a parceria dos expositores na realização desse evento, que marca a nossa entrada no país. Além dos lançamentos em equipamentos, tecnologias inteligentes para conectividade, integração, sustentabilidade e acessibilidade, eles participaram ativamente das atrações elaboradas pela equipe do Brasil, tanto em termos de conhecimento, como de inovação e disseminação de conteúdo técnico”.
Senger ainda destaca que a qualidade dos visitantes que passaram pelo pavilhão nos quatro dias evento é um dos grandes motivos para a realização de negócios na M&T Expo neste ano. “Realmente, a feira tem um papel fundamental para o segmento na América Latina, com a presença de diversos países, sendo as cinco nações com maior número de visitantes: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru”.
Os visitantes puderam conhecer uma grande variedade de soluções tecnológicas em equipamentos, componentes e serviços, que vão contribuir para o dia a dia da operação, resultando em mais produtividade, qualidade, eficiência e sustentabilidade. Entre as novidades estivavam equipamentos para terraplenagem, pavimentação, içamento e movimentação de cargas, asfalto, concreto, britagem, perfuração de rochas, transporte, mineração, formas e escoramentos, motores, material rodante, peças, componentes e serviços.
O empresário Maicon Moreira, diretor da Moremac Locações e Terraplenagem, localizada em Maringá (PR), se surpreendeu com a estrutura da feira e a diversidade de equipamentos e produtos expostos. “Em apenas uma pequena volta pela feira, pude conhecer diversos fornecedores em diferentes áreas. O evento está muito completo para encontrar soluções tanto de produto quanto de serviços”, disse. Segundo ele, sua intenção quando chegou na M&T Expo era apenas de conhecer as tecnologias, mas depois que viu as máquinas, as promoções e as taxas de juros ofertadas, a intenção dele mudou para aquisição de equipamentos.
Para o vice-presidente da Sobratema e presidente da Escad Rental, Eurimilson Daniel, o momento em que a M&T Expo foi realizada foi muito oportuno. “Ouvi de vários expositores que foi muito bom a feira ter acontecido após as definições eleitorais, pois as pessoas estão mais esperançosas e também as expectativas sobre novos projetos nos segmentos ligados à área de infraestrutura são bem melhores. Vivemos um momento que superou as nossas expectativas. As vendas estão acontecendo e o pessoal ficou muito satisfeito com os resultados alcançados. Notamos também que condições de negociação oferecidas na M&T Expo e também no pós feira são muito boas. Hoje estamos vendo se consolidar, de uma maneira positiva, uma melhora na comercialização, no mercado e na integração das pessoas”, opinou.
A M&T Expo 2018 contou com a presença de 800 marcas nacionais e internacionais de 19 países –Alemanha, Canadá, China, Coréia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, Reino Unido, Rússia, Suécia, Suíça, e Turquia. Roberto Marques, diretor de vendas da Divisão Construção da John Deere avaliou positivamente a feira. “Foi uma surpresa muito boa, principalmente no aspecto da qualidade dos clientes que passaram pelo estande. Todos eles estavam muito interessados na efetiva aquisição de equipamentos. A M&T Expo 2018 foi bastante importante, sobretudo após a definição eleitoral”.
Luciano Rocha, gerente geral de Vendas e Marketing da Komatsu afirmou que o balanço da participação na feira é positivo. “Nosso estande esteve sempre cheio de clientes. E receber esse tanto de visitação nessa época do ano foi surpreendente. O mais importante é que recebemos clientes bastante qualificados. Foram clientes realmente interessados em prospectar a compra de equipamentos. A M&T Expo vem sendo uma ferramenta muito importante na divulgação e fortalecimento da marca no mercado brasileiro”, completou.
Cristian Galaz, vice-presidente de vendas da Manitowoc para América do Sul, destaca a forte presença de clientes de outros países. “Recebemos visitantes da Bolívia, Peru, Chile e de outros países. Todos vieram a São Paulo porque sabem da importância desta feira e da relevância do Brasil nesse setor”, disse Galaz. “Para nós, é uma excelente oportunidade de apresentar nossos modelos de guindastes que se adequam perfeitamente a obras em toda a região.
Em termos de vendas, algumas empresas comercializaram inclusive lançamentos feitos na feira. Foi o caso da Bomag Marini Latin America. “Já nos primeiros dias tivemos um volume de visitantes bastante adequado. Conseguimos ainda vários contratos de venda, inclusive vendemos um dos lançamentos feitos na feira. Estamos muito felizes em lançar um produto e conseguir já vender no primeiro dia. Além disso, vendemos produtos de outas linhas, o que confirma o sucesso da M&T Expo neste ano, motivada, sobretudo pelo momento que coincidiu com um quadro sucessório já definido na presidência da República. Percebemos em todos os clientes que nos visitaram um tremendo otimismo em relação a 2019 e 2020”, afirmou Walter Rauen, presidente da Bomag Marini Latin America.
Luiz Marcelo Daniel, presidente de operações América Latina da Volvo Construction, por exemplo, acredita num retorno da movimentação da economia brasileira. “Nesse sentido, ganhou importância nossa presença na M&T Expo. Foram quatro dias de intenso e proveitoso contato e diálogo com os nossos clientes, distribuidores e fornecedores”, afirmou o executivo.
Hebert Francisco, gerente de Produtos da LiuGong Latin America, afirma que o estande recebeu a visita de muitos clientes e prospects de todo o Brasil. “A feira nos abriu oportunidades também para efetivar vendas para pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer de perto os equipamentos. O momento é de expectativa de crescimento econômico, puxado pela retomada de obras novas e outras paralisadas nos últimos anos, bem como do crescimento do agronegócio que hoje é parte relevante dos negócios da LiuGong no país. Há um grande espaço para o crescimento dos negócios no Brasil e na América Latina.”
Atrações da M&T Expo 2018
Para proporcionar uma experiência completa ao visitante, a Messe Muenchen do Brasil criou três novas atrações da feira, que foram elogiadas pelo público visitante.
A Arena de Demonstração apresentou nos quatro dias de evento um show de máquinas ao vivo, que possibilitou aos profissionais conferirem o funcionamento de diversos lançamentos – caçambas, carregadeiras, compactadores de percussão, compressores portáteis, elevadores, escavadeiras, geradores, motoniveladoras, placas vibratórias, plataformas aéreas, retroescavadeiras, rolos compactadores e rompedores – que estavam sendo exibidos pela primeira vez. Participaram desse espaço exclusivo, com 1200 m² de área, treze expositores: BMC Hyundai, John Deere, Kaeser, Link-belt, Manitou, Paladin, Pramac, Rud, Rossetti, SEM, Socage, Weber MT e XCMG.
“Visitar a Área de Demonstração foi muito bom para poder observar o equipamento em plena atividade e ver o quão preciso ele é na execução das tarefas”, opinou o engenheiro civil Humberto Aparecido de Paula Jr. Já para o corretor de seguros de obra, Alberto Garufi, cuja atividade profissional requer o conhecimento que uma demonstração desse tipo pode proporcionar, “é interessante ver eles que os próprios fabricantes estão demonstrando os produtos a céu aberto. A diversidade é grande e demonstra que elas conseguem atender a todas as necessidades, independente do segmento”.
Já na Arena de Conteúdo foi considerado o local do conhecimento da M&T Expo 2018 juntamente com o Summit M&T Expo 2018. Os visitantes assistiram 28 apresentações de cunho mercadológico, proferidas por especialistas de renomadas consultorias do Brasil e do exterior – EY, KPMG, Porsche Consulting, Dal Pozzo Advogados, Instituto OPUS de Capacitação Profissional e VDMA – e palestras técnicas, ministradas por fabricantes e fornecedores da cadeia produtiva - Bomag Marini, Caterpillar, John Deere, Kaeser, Liebherr, Lots Group, Mapear com Drones, Moba do Brasil, Portal do Locador, SSAB, Terex e Trimble.
Por fim, a Arena Smart Construction mostrou o que há de mais moderno em tecnologia e inovação no setor. Entre as soluções a serem apresentadas estiveram drones, sistemas de automação, sistemas de lubrificação, eletrônica e Big Data, soluções de controle de máquinas, sistema de impressão 3D, soluções de segurança para movimentação de carga em equipamentos e inovações para o trabalho colaborativo no setor.
Tradicional evento de conteúdo e conhecimento do mercado de equipamentos para o setor, o Summit M&T Expo 2018 ocorreu no dias 27 e 28 de novembro, com a realização de oito eventos promovidos por renomadas instituições nacionais: Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo), Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil), Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais (Abrafiltros), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas (Analoc), Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), Instituto de Engenharia (IE) e Sindicato Nacional das Empresas de Transportes e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais (Sindipesa).
Foram mais de 300 congressistas, formado por empresários, engenheiros, especialistas, técnicos e profissionais de construtoras, mineradoras, fabricantes de equipamentos, locadores, fornecedores de peças, motores, material rodante e componentes e prestadores de serviços.
A 10ª M&T Expo foi o principal ponto de encontro do setor de equipamentos para construção e mineração na América Latina. A próxima edição está marcada para 2021.