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Arteris investirá R$ 7 bi em suas concessões de rodovias

Texto publicado no monitor digital - 16 de outubro de 2013 1008 Visualizações
Arteris investirá R$ 7 bi em suas concessões de rodovias
 
A empresa de concessão de rodovias Arteris pretende investir R$ 7 bilhões em suas nove concessões de rodovias nos próximos cinco anos, segundo o presidente-executivo da empresa, David Díaz
Em apresentação sobre as obras na rodovia Régis Bittencourt, que liga São Paulo a Curitiba e é administrada pela empresa, a Arteris também informou que apenas nessa estrada serão investidos R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos. “Nos próximos cinco anos são mais de R$ 7 bilhões de investimentos, nas nossas concessões. São investimentos que vão melhorar o nível de serviço e reduzir o número de acidentes”, disse Díaz.
Maior parte
Segundo o executivo, a maior parte desses investimentos será feita nas cinco concessões federais. Recentemente, a Arteris assinou um termo de ajuste de conduta com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre algumas de suas concessões federais, devido a atraso nas obras, que segundo Díaz estabeleceu prazos mais coerentes e evitou dizer quais os novos prazos, afirmando apenas que dependem de cada projeto.
No caso da Régis Bittencourt, porém, o diretor superintendente da concessionária Autopista Régis Bittencourt, Eneo Palazzi, afirmou que o prazo para as obras é 2017.
“O prazo é fevereiro de 2017, porque é a data de aniversário da assinatura do contrato (feito em fevereiro de 2008, após o leilão em 2007), mas as obras devem estar prontas no final de 2016”, disse durante o evento. O executivo atribuiu os atrasos nas obras à demora em obter licenças ambientais e problemas com desapropriações.
Foco
Questionado sobre o interesse da empresa nos projetos que devem ser concedidos a iniciativa privada pelo governo federal, Diaz afirmou que a Arteris analisa os projetos, focando em quatro deles, mas evitou dar mais detalhes.
Já o presidente da espanhola Abertis, que adquiriu o controle da Arteris da também espanhola OHL há cerca de um ano, Francisco Reynés, ressaltou que no Brasil o foco é em projetos já existentes.
“No Brasil, o foco é em projetos já compromissados, que faltam realizar. Na América do Norte o foco é em novos projetos”, disse. A Arteris participou do leilão da BR-050 em setembro, mas não levou a concessão, que ficou com o Consórcio Planalto.
Pedágio
A empresa de concessões de rodovias Arteris disse nesta quinta-feira estar aberta a conversar com o governo de São Paulo sobre possíveis reduções de pedágios, e afirmou também ainda estar avaliando se as medidas para compensar os congelamentos das tarifas neste ano foram suficientes.
“Estamos abertos a conversar com o governo de São Paulo para reduzir tarifas ou incorporar novos investimentos no contrato de concessão e ter compensação para equilíbrio econômico”, disse David Díaz.
Há alguns meses, notícias na imprensa afirmam que o governo do Estado de São Paulo tem a intenção de reduzir as tarifas de pedágio nas rodovias concedidas à iniciativa privada.
Sobre a suspensão do reajuste de pedágio feita em meados deste ano, Díaz afirmou que a empresa ainda está avaliando se as medidas de compensação, como redução da porcentagem do faturamento que as concessionárias pagavam ao governo e o início da cobrança por eixo suspenso, foram suficientes. “Estamos conversando com o governo para afinar os números”, disse.