Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias “Obras do S. Francisco estão em pleno andamento”

“Obras do S. Francisco estão em pleno andamento”

Por Ayr Aliski - 23 de outubro de 2013 923 Visualizações
“Obras do S. Francisco estão em pleno andamento”
 

As obras de transposição do Rio São Francisco estão em pleno andamento, com mais de 6,5 mil trabalhadores nos canteiros e mais de 1,8 mil equipamentos em atividade. Esse balanço foi apresentado nesta terça-feira, 22, pela presidente Dilma Rousseff na coluna semanal Conversa com a Presidenta, publicada em cerca de 200 jornais do Brasil.
De acordo com Dilma, em quatro trechos do empreendimento, as construtoras trabalham 24 horas por dia: São José de Piranhas (PB), Salgueiro, Cabrobó (PE) e Jati (CE). A obra será concluída em 2015, mas já em 2014 teremos os primeiros cem quilômetros concluídos em cada eixo do empreendimento, o Norte e o Leste, afirmou.
Ela argumentou que as obras do São Francisco nunca foram interrompidas e que sempre contaram com mais de 3 mil trabalhadores nos canteiros. Mesmo quando houve paralisação em algum trecho, nos outros os trabalhos continuaram, defendeu. Segundo Dilma, nos trechos com dificuldades, contratos foram renegociados, empresas foram trocadas e o ritmo das obras se intensificou. A presidente afirmou que dez novas ordens de serviço foram emitidas nos últimos meses para a expansão da obra nos dois canais e que foram contratados mais 2 mil trabalhadores.
As águas do São Francisco serão levadas numa extensão de 470 quilômetros e beneficiarão 325 comunidades que residem a uma distância de até cinco quilômetros de cada margem dos canais, afirmou. A cada um real investido no São Francisco, outros três reais são aplicados em outras barragens, adutoras e canais, que já estão transformando o Semiárido brasileiro, destacou. Conforme Dilma, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os investimentos mais que triplicaram, passando de R$ 7,2 bilhões, no PAC 1, para R$ 28 bilhões, no 2.
A presidente ressaltou que a participação da engenharia do Exército tem sido importante no projeto do São Francisco, num trabalho complementar ao das construtoras privadas. Os canais de aproximação dos Eixos Norte e Leste foram concluídos pelos militares. O Exército está construindo ainda estradas de acesso às estações de bombeamento e cuidando de obras em outras áreas, como estradas e aeroportos, afirmou.
Na análise de Dilma, a parceria entre o setor público e o privado, com o auxílio do Exército, é boa para a infraestrutura do País. A presidente argumentou que, sob essa fórmula, ao mesmo tempo em que são executadas soluções para gargalos estruturais, a equipe técnica militar é mantida sempre mobilizada e em contato com as mais modernas tecnologias construtivas.
Máquinas
Dilma também falou, na coluna desta terça-feira, sobre a distribuição de máquinas às pequenas cidades. Estamos doando, para todos os municípios com até 50 mil habitantes, e aos que estão em situação de emergência por causa da seca, um kit de máquinas contendo uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba, citou. Esse tema já tinha sido abordado nesta segunda-feira, 21, pela presidente no programa semanal de rádio Café com a Presidenta. De acordo com Dilma, serão beneficiados 5.061 municípios e já foram distribuídos 7.689 equipamentos.