Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Interdependência marca processos de trabalho

Interdependência marca processos de trabalho

- 24 de outubro de 2013 2329 Visualizações
Interdependência marca processos de trabalho
 

Empresa é a reunião de indivíduos num lugar comum, onde disponibilizam seu trabalho, conhecimento, comunicação, responsabilidade e economia, visando realizar produtos ou serviços, através de processos (atividades). Toda empresa que alcançar objetivos como financeiro, social, técnico, ético, etc. 
A gestão da qualidade e da excelência na implantação e operação de um projeto é sempre um tema recorrente, dentro do universo empresarial. Aqui, qualidade deve ser entendida como o conjunto das melhores características de um produto ou serviço, para certas condições de consumo ou utilização. E excelência, como a situação excepcional da gestão e do resultado obtido pela organização, por meio da prática continuada dos fundamentos do modelo sistemático, envolvendo a visão sistêmica (entendimento das relações de interdependência das diversas áreas de conhecimento de uma empresa ou da dela com o ambiente externo) e o aprendizado organizacional (busca e alcance de um novo nível de conhecimento por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiência).
A prática, processo ou método (metodologia) de gestão é uma atividade que visa gerir uma organização de acordo com os padrões de trabalho e está fortemente ligada à estratégia da empresa. “Organização”, tem a ver com dois aspectos: o das funções ou microfunções administrativas (direção, financeira, patrimônio, engenharia de planejamento); ou o da instituição (entidade ou empresa, companhia, corporação, firma, órgão ou uma unidade destas, pública ou privada, sociedade anônima, limitada ou estatutária), que tem funções e estruturas administrativas próprias e/ou autônomas, com ou sem finalidade de lucro.
Um elenco de técnicas operacionais e de atividades é empregado no controle e na comprovação efetiva da qualidade. A garantia disso resulta da aplicação conjunta da teoria de sistemas e dos princípios de controle total da qualidade. Para tanto, foi e continua sendo criada uma série de normas, que regulamentam cada atividade, cada processo, cada sistema de produção.