Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Vencedores do Casa PVC Braskem e IAB são anunciados

Vencedores do Casa PVC Braskem e IAB são anunciados

Texto de Ana Paula Omena para o Tribuna Hoje - 30 de outubro de 2013 1616 Visualizações
Vencedores do Casa PVC Braskem e IAB são anunciados
 
Já pensou em aliar tempo, economia em energia elétrica e água, por exemplo? Pois este é exatamente o objetivo do Concurso Nacional Casa PVC de Estudos Preliminares de Arquitetura para um modelo de habitação sustentável com priorização do plástico como matéria-prima global.
Mercado despertou no plástico um ‘gigante adormecido’
De acordo com Rafael Segatti, membro da IAB/Alagoas, o mercado sustentável de matéria-prima plástico despertou um gigante adormecido. Para ele, o tema ainda não pouco difundido no país, e a partir do Concurso Casa PVC o resultado tem sido satisfatório e deve ser explorado no meio dos arquitetos.
 /
O presidente da comissão de júri, arquiteto e professor da Ufal, Leonardo Bittencourt, detalhou quais foram os critérios de avaliação decisivos nas escolhas dos primeiros lugares.  
“Venceram os trabalhos que mais se destacaram na questão da sustentabilidade. Privilegiamos o projeto do 1º lugar em atendimento a determinadas características como, por exemplo, o acesso a ventilação e exposição natural, com conforto luminoso e acústico, geração de energia por parte da edificação, reciclagem de resíduo e aproveitamento de recursos hídricos. O projeto vencedor conseguiu colocar os quartos voltados para a nascente, criou uma coberta apropriada, sombra filtrada. Muito bem apresentando correspondendo as propostas elaboradas”, explicou Leonardo Bittencourt.
O 2º lugar se destacou pelo projeto modesto, com personalidade, que trouxe características semelhantes as do primeiro lugar.  Projeto sintético, com fluidez de espaço, preocupação em atender a sustentabilidade, água quente, flexibilidade e acessibilidade.
O 3º lugar foi considerado um projeto recreativo, com um muro feito de tubos de PVC, lúdico, que divide a casa do jardim. Expansão de integração de espaços internos e externo boa, característica particular do clima do Nordeste.
Para Milton Pradines, diretor de Relações Institucionais da Braskem, o concurso já foi vencedor no sentido de divulgação grande, sobretudo nas redes sociais. “O certame explodiu, a Braskem se espantou com o volume do Concurso”. 
Os projetos premiados serão expostos posteriormente em shoppings de Maceió.  
Nesta sexta-feira, a Braskem realizadora do Concurso juntamente com o organizador do evento Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Departamento de Alagoas, anunciaram oficialmente os três ganhadores do certame, quais foram os critérios avaliados pela comissão julgadora, entre outros.
O 1º lugar ficou com o arquiteto André Fornari, de Florianópolis, que além de faturar R$ 10 mil, também assina um contrato de seis meses, com a Braskem, para elaboração dos demais projetos para a casa sustentável, utilizando material PVC.
O 2º lugar ficou com Vereda Arquitetos e o 3º com Paulo Victor Almeida ambos arquitetos de São Paulo, além da menção honrosa, que ficou com o nordestino Igor Lima Ribeiro, de Fortaleza. No total foram inscritos 44 trabalhos elaborados por arquitetos de todo o país, sendo 31 enviados. Os premiados serão conhecidos no dia 1 º de novembro próximo, às 18h, no Restaurante Acuaba, em Maceió.
Os projetos apresentados pelos candidatos estavam voltados para a construção de casas sustentáveis, com a matéria-prima PVC, adaptadas ao clima da região Nordeste, sobretudo para o Estado de Alagoas.