Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Uma minicidade verde brotará no aeroporto da Coreia do Sul

Uma minicidade verde brotará no aeroporto da Coreia do Sul

Texto de Vanessa Barbosa, publicado no Portal Exame - 30 de outubro de 2013 1179 Visualizações
Uma minicidade verde brotará no aeroporto da Coreia do Sul
 
São Paulo – A Coreia do Sul não parece estar satisfeita em ter um dos melhores aeroportosdo mundo: o país quer ter, também, o mais sustentável. Como planeja fazer isso? Construindo uma minicidade sustentável no interior do Aeroporto Internacional de Incheon, o segundo melhor do mundo no ranking da consultoria Skytrax, perdendo apenas para o de Cingapura.
O projeto, na verdade, é parte do plano de expansão do novo terminal do aeroporto, o Incheon 2, que está em construção e deverá ser concluído em 2018. Assinado pelas firmas Gensler Arquitetos e HMGY, o desenho inclui amplos jardins, cachoeiras, e uma zona comercial grande o suficiente para ser chamada de cidade.
Todo o design foi concebido com foco na eficiência. A otimização da ventilação natural e da iluminação, que contará, em larga escala, com células fotovoltaicas para gerar energia a partir do sol, são características centrais do projeto. Outros pontos altos incluem a criação de um lago de carpas, aviários e uma série de áreas verdes esculpidas que, juntas, equivalem a mais de dois campos de futebol.
Para completar - e fundamentar o projeto na cultura coreana -, os arquitetos projetaram o novo terminal na forma de uma Phoenix, o animal mítico associado com longevidade, força e equilíbrio.
Os arquitetos esperam que o foco na sustentabilidade estimule os milhões de passageiros que usam o terminal a pensar na importância da gestão ambiental.