Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Blumenau terá novo parque tecnológico

Blumenau terá novo parque tecnológico

Gláucia Civa – Do portal Baguete - 03 de dezembro de 2013 1178 Visualizações
Blumenau terá novo parque tecnológico
 
Com investimento previsto de R$ 350 milhões, entra em construção no próximo ano, com projeção de início das operações dentro de 36 meses a partir do começo das obras, o Bianchini Business Park, parque tecnológico multissetorial que será localizado na zona norte de Blumenau.
O empreendimento, que irá abrigar empresas de TI e indústrias, especialmente das áreas têxtil e metal-mecânica, fortes na região, é iniciativa do Grupo Bianchini, que é blumenauense e tem três anos de atuação em mercados diversos, incluindo madeira, trading, importações e exportações.
O diretor de Negócios do Bianchini Business Park, Marco Aurélio Neuwiem, explica que, atualmente, o desenvolvimento de Blumenau se concentra na região sul da cidade, um dos motivos pelo qual o novo empreendimento fica no norte.
O parque terá 470 mil m2 de área total, sendo 172 mil m2 construídos, com 53 mil m2 destinados ao polo tecnológico e 136 mil m2 ao industrial.
Para a construção, Neuwiem afirma que o Grupo Bianchini tem capacidade para assumir “boa parte” do investimento, mas que está em busca de financiamento do BNDES e aberto a debater parcerias e até mesmo sociedades para fomentar o negócio.
O projeto integra os planos da Inova@SC, entidade criada pelo governo de Santa Catarina para desenvolver e gerenciar a Política de Inovação e Tecnologia do estado.
O programa prevê a geração de 12 novos polos e núcleos de inovação, parques tecnológicos e incubadoras em cidades como Blumenau, Florianópolis, Joinville, Chapecó e outras.
Além do Bianchini Business Park, a iniciativa tem como parceiros a Acate, Udesc, Recepet e Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I.
Integrando os objetivos da Inov@SC, o novo parque blumenauense deverá ter uma incubadora de caráter público, outra privada, em parceria com universidade.
Para a primeira opção, Neuwiem diz que há conversações em andamento com duas incubadoras de Blumenau.
Ele não abre nomes, mas a cidade tem candidatos como o Instituto Gene, que já foi classificada em ranking da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios como uma das 20 melhores incubadoras do Brasil.
No caráter privado, a administração do parque também está em vias de firmar um convênio com uma universidade do município.
No momento, o Bianchini Business Park já comprou o terreno, fez a terraplenagem e está em fase de autorizações e licenciamentos para atuação.
As obras, quando começarem, ficarão a cargo da MC Construções.
“Quando iniciar a operação, esperamos de três a quatro mil colaboradores de empresas percorrendo o espaço diariamente. Para atender a este público, criaremos também uma alameda de serviços, com clínicas de saúde, academia e outros”, finaliza Neuwiem.