Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Associação Comercial e Petrobras debatem oportunidades com pré-sal

Associação Comercial e Petrobras debatem oportunidades com pré-sal

A Tribuna - 13 de março de 2014 1353 Visualizações
 Associação Comercial e Petrobras debatem oportunidades com pré-sal
 O gerente-geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras (UO-BS), Oswaldo Kawakami, abre amanhã às 14 horas a audiência privada, com várias palestras, da Associação Comercial de Santos (ACS) para discutir o potencial do pré-sal na Baixada Santista.
O encontro é organizado pela Câmara Setorial de Petróleo e Gás da ACS, coordenada pelo empresário Vicente do Valle, e tem a parceria da Petrobras.
Kawakami apresentará o tema Realidade do Pré-sal e suas possíveis demandas para a região. Em entrevistas e discursos recentes, Kawakami afirma que o grande salto da região com os negócios do petróleo se dará com a instalação de uma base offshore no Porto de Santos.
A estatal prepara edital para a contratação de dois berços no cais para manutenção das embarcações que prestam serviços à exploração em alto mar.
Essa demanda gera negócios para inúmeros fornecedores, inclusive as empresas de pequeno porte, que tendem a se instalar na Baixada Santista e gerar empregos.
No momento a primeira torre da sede da petrolífera no Valongo, em Santos, está na etapa final de construção e deve ser entregue neste ano, com capacidade para 2 mil trabalhadores. A infraestrutura para outros dois edifícios já está em obras, mas a subida dos prédios dependerá do ritmo da instalação das plataformas em alto-mar.
A Petrobras prevê extrair 1 milhão de barris por dia do pré-sal em 2017 – até o momento a extração é de 400 mil.
Além de Kawakami, a audiência privada contará com José Roberto dos Santos, da Geo Brasilis. Ele apresentará o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Região Metropolitana da Baixada Santista.
O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Santos, José Antônio Rezende, apresentará o tema Experiências positivas na área de Petróleo e Gás.
Também participa da audiência pública o gerente-geral do Sebrae de Santos, Paulo Sérgio Franzosi. Ele falará sobre Oportunidade do empreendedorismo na região.
A participação dos associados da ACS é organizada por meio das câmaras setoriais. No caso da Câmara Setorial de Petróleo e Gás, os membros são Petrobras, Saipem, Ciesa, G. Pierotti Ship Supplier, Port Consult e Soteica.
Por se tratar de audiência privada, o evento é fechado e voltado apenas a convidados da ACS.