Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Como surgiu o portal Engenharia Compartilhada e seu acervo

Como surgiu o portal Engenharia Compartilhada e seu acervo

- 03 de julho de 2014 1389 Visualizações
Como surgiu o portal Engenharia Compartilhada e seu acervo
Na década de 1980, o engenheiro Remo Cimino iniciou a produção do livro Planejar para construir, que foi editado em 1987, pela Editora Pini. Ele mesmo confessa que não poderia imaginar que a obra tivesse uma vendagem de 10 mil exemplares e que seus ensinamentos fossem utilizados na formulação de mestrados e MBA, além de estimular outras publicações.
De 1990 a 1992, ele também escreveu Sistemática para a Construção, que representou um marco para a elaboração de um estudo profundo sobre a engenharia civil.
Em 1995, fez contato com o engenheiro Luiz Alfredo Falcão Bauer, que demonstrou interesse em colaborar com o seu trabalho e providenciar sua publicação. Entretanto, isso não se concretizou, em função de sua morte em 1996.
Cimino continuou sua produção e pesquisa, até que em 2006 teve novo contato com o Grupo Falcão Bauer, agora com os engenheiros Vera Lúcia Falcão Bauer e Roberto José Falcão Bauer. Assim, hoje, essa parceria resultou num trabalho que, certamente, vem servindo como estímulo à engenharia e aos engenheiros.
Daí consolidou-se uma extensa obra literária, com mais de 30 títulos, e o portal Engenharia Compartilhada, que visa atender às necessidades de estudantes, engenheiros civis, arquitetos, graduados e profissionais de áreas afins, com conhecimentos teóricos e práticos que os habilitem e qualifiquem ao exercício profissional, baseado na ética e no aprimoramento técnico e cultural.
O acervo foi organizado dinâmica e digitalmente para facilitar consultas em website, indexados a um sistema de busca por tópicos, abrangendo a visão e rede sistêmica da engenharia em 33 tópicos, 275 capítulos, 745 seções e, proporcionalmente, mais de 65 mil páginas.