Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Estátua mais alta do mundo é concretizada com o Software Tekla
Corporativo

Estátua mais alta do mundo é concretizada com o Software Tekla

Assessoria de imprensa - 05 de março de 2021 1905 Visualizações
Estátua mais alta do mundo é concretizada com o Software Tekla

O Tekla Structures, software de engenharia estrutural da Trimble, líder global em tecnologia para construção, ajudou a concluir a construção da Estátua da Unidade com dois meses de antecedência, e com um ganho de eficiência de 25%. Localizada no distrito de Narmada, Gujarat, a Estátua da Unidade é dedicada a Sardar Vallabhbhai Patel, líder do movimento de independência da Índia. Com 182 metros, é a estátua mais alta do mundo com mais do que o dobro da altura da Estátua da Liberdade em Nova York.
O contrato para a estrutura de aço estrutural desta estátua foi concedido à Eversendai, a principal organização global na realização de contratos turnkey. A empresa contou com o Tekla Structures para completar a estátua em 33 meses, dois meses antes do previsto. O projeto "Estátua da Unidade" é considerado um dos projetos mais rápidos a serem concluídos.
Paul Wallett, diretor regional da Trimble Solutions, Oriente Médio e Índia, disse: "Estamos orgulhosos e honrados pelo Tekla Structures ter contribuído para essa construção bem-sucedida e antes do prazo. É um projeto de prestígio de importância nacional histórica. Estamos confiantes de que a estátua inspirará mais construtores e empresas do setor a adotar ativamente essa tecnologia de construção moderna para um desenvolvimento mais rápido, seguro e eficiente de seus projetos”.
O projeto exigiu 210.000 metros cúbicos de cimento, 18.500 toneladas de armaduras, 6.500 toneladas de aço estrutural e 1.850 toneladas de revestimento de bronze. Também envolveu várias equipes trabalhando simultaneamente, utilizando o software Tekla. Com a tecnologia, é possível visualizar o trabalho de toda a equipe em tempo real, eliminando as interferências em um estágio inicial. A solução também contribuiu para a conclusão do projeto com um ganho de eficiência global de 25%.
"O software Tekla tornou o procedimento de construção livre de interferências e reduziu o tempo e o custo do projeto, à medida que a comunicação entre todas as partes interessadas envolvida se tornou perfeita. Mesmo antes da construção prática começar, conseguimos resolver todas as questões, com muita antecedência, com o modelo 3D BIM construível. Isso nos permitiu entender claramente a estrutura e avaliar com precisão os principais parâmetros do projeto, tais como estimativa, agendamento, fabricação, metodologia, etc." disse Saravanan Kaliappan, vice-presidente da Eversendai Construction.

Vallabhbhai Patel
A Estátua da Unidade foi inaugurada pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e, hoje, tornou-se um exemplo de design magistral, engenharia de precisão, gerenciamento de projetos e construção. Ela é projetada para suportar velocidades de vento de quase 180 quilômetros por hora. Além disso, a localização da estátua está em uma zona propensa a terremotos, por isso ela foi projetada para sobreviver a terremotos de até 6,5 na escala Richter, a uma profundidade de 10 quilômetros em um raio de 12 quilômetros.

Sobre a Trimble:
A Trimble desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta a ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no país há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de agricultura, construção civil pesada, transporte e logística, aplicações geoespaciais e construções verticais. Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite: www.trimble.com.br.