Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias PNAM’21 - Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira: inscrições abertas
Arquitetura

PNAM’21 - Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira: inscrições abertas

ArchDaily - 19 de abril de 2021 266 Visualizações
PNAM’21 - Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira: inscrições abertas

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, o PNAM’21. Até 30 de junho de 2021 é possível apresentar candidatura a este prestigiado prêmio da arquitetura portuguesa. O PNAM tem periodicidade bienal e tem como objetivo incentivar e promover a reserva florestal portuguesa através da inovação, valorização, circularidade, promoção e utilização da madeira e seus derivados em edificações.

O prêmio, que chega à sua 6ª edição em 2021, destina-se a premiar obras com caráter permanente, realizadas em Portugal, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na arquitetura e que sejam da autoria de arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitectos.

Desde o seu lançamento que o prêmio tem vindo a ganhar cada vez maior prestígio nacional e internacional, recebendo um elevado número de candidaturas e dando visibilidade a obras de relevância como os Passadiços do Paiva, em 2017, ou o Hotel Casa do Rio, na edição de 2019.

Em cada edição é convidado um Júri composto por personalidades do panorama nacional de reconhecido mérito e prestígio nas áreas da arquitetura, da engenharia e da indústria, tendo sido presidido por inúmeras personalidades de renome no mundo da arquitetura em Portugal.

A Comissão Organizadora do PNAM é composta por um conjunto de três entidades: AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, Ordem dos Arquitectos e a Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário que, em cada edição, é reforçada por um conjunto de entidades que participam como Patrocinadores, Apoio Institucional e Media Partners, e que permitem a sua realização.

Este prêmio é, antes do mais, o reconhecimento da enorme qualidade da arquitetura nacional aliada à madeira enquanto material construtivo com qualidades excelentes ao nível estrutural, estético e enquadrado no contexto da economia circular.

Na edição do PNAM’21 podem candidatar-se obras concluídas entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020. As candidaturas podem ser apresentadas até 30 de Junho de 2021. Todas as informações e documentos de candidatura estão disponíveis no site do prêmio.

Galeria de Imagens