Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Dnit e Geoparque lançam tour virtual em geossítios do entorno da BR-285
Tecnologia

Dnit e Geoparque lançam tour virtual em geossítios do entorno da BR-285

Engeplus - 26 de abril de 2021 574 Visualizações
Dnit e Geoparque lançam tour virtual em geossítios do entorno da BR-285


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, aspirante a Geoparque Mundial da Unesco, realizam neste sábado, dia 24, o lançamento do tour virtual nos geossítios do entorno das obras de implantação e pavimentação da BR-285, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Quatro vídeos com visão 360° de geossítios de Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina, serão lançados nos canais do Youtube do Geoparque e da Gestão Ambiental do empreendimento em comemoração ao I Geodia Nacional. O tour virtual vai possibilitar a realização de visitas imersivas aos geossítios Portal do Palmiro, Cachoeira da Cortina, Paleotocas da Três Barras e Cachoeira do Bizungo.

O principal objetivo é inserir o público na experiência, valorizando as paisagens e os sons da natureza nos diferentes cenários das trilhas que levam aos locais. O uso da tecnologia de Realidade Virtual (VR) revela ainda uma grande oportunidade de contemplação da geodiversidade e da biodiversidade da região mesmo a distância.

O material se apresenta também como um recurso pedagógico que será utilizado em atividades educacionais nos municípios do território, com destaque para as ações de educação ambiental desenvolvidas pela equipe da BR-285. A realização foi possível por conta da parceria entre a Gestão Ambiental (STE S.A.) e o Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul. A produção é da Rastro Ecologia Criativa e do Hubittat.

Além do tour virtual, o Geodia apresentará 12 horas de atividades simultâneas, das 9h às 19h, com a participação de diferentes grupos e entidades de todos os estados do Brasil. A programação está disponível no site. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).??