Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Primeiro túnel de navios do mundo será construído ano que vem na Noruega
Internacional

Primeiro túnel de navios do mundo será construído ano que vem na Noruega

Click Petróleo e Gás - 07 de junho de 2021 522 Visualizações
Primeiro túnel de navios do mundo será construído ano que vem na Noruega

Com 1,7 quilômetros, será grande o suficiente para permitir que navios de carga e a maioria dos navios da frota de viagens costeiras passem. Permitirá que os navios contornem as perigosas águas de Stad, uma área exposta do oceano ao longo da costa norueguesa. No entanto, muitos navios de cruzeiro serão grandes demais para o túnel. O projeto será o primeiro túnel de navios deste tamanho no mundo e começará em breve no oeste da Noruega após a aprovação do governo dos fundos de startup. A Administração Costeira norueguesa (Kystverket) propôs um plano para concluir um processo de licitação em 2021 e iniciar a construção em 2022 antes de uma inauguração prevista para 2025 ou 2026.

Segurança em primeiro lugar

A equipe por trás do projeto — conhecido como Túnel do Navio Stad — disse que é um “pré-requisito” para aumentar a segurança e a segurança dos marítimos no oeste da Noruega. Por mais de 100 anos, um túnel foi proposto para ajudar os navios a contornar Stad, onde a combinação de vento, corrente oceânica e ondas torna o trecho exigente para embarcações de todos os tamanhos.

De acordo com a Administração Costeira norueguesa, os vikings pararam seus navios por terra para evitar navegar ao redor de Stad com mau tempo.

A organização explicou que as correntes oceânicas e a topografia do fundo do mar criam condições de onda difíceis e muitas vezes inesperadas: “Ondas muito altas vêm de direções diferentes ao mesmo tempo e criam situações críticas para os navios. Mares pesados também podem permanecer por vários dias após o vento se acalmar, o que, por sua vez, leva a condições difíceis de navegação, mesmo em dias tranquilos.”

A costa oeste da Noruega é uma potência econômica na pesca e aquicultura. A Noruega já exporta peixes cultivados e selvagens para mais de 150 países e a indústria deverá ter um rápido crescimento nos anos seguintes.

No entanto, muitos transportes de mercadorias costeiras ocorrem em terra, em grande parte devido aos potenciais riscos de navegar ao redor de Stad. Uma empresa de navegação alegou que cerca de 20% dos barcos estão atrasados em Stad, arriscando problemas de qualidade. Uma rota de navegação mais curta e segura através do túnel Stad deve resultar em rotas marítimas mais confiáveis e curtas se estabelecendo ao longo da costa oeste norueguesa.

Financiamento

Serão necessários US$ 8,7 milhões para dar início ao projeto, que inicialmente havia sido excluído do orçamento proposto pela Noruega para 2021, apesar da inclusão do projeto no Plano Nacional de Transporte.

Mas os partidos de oposição pressionaram fortemente e o governo mudou de ideia. O custo total do projeto deve chegar a US$ 325 milhões.
“Iniciaremos agora os processos de aquisição de imóveis na área onde o túnel do navio estará localizado, bem como colocaremos em prática uma organização do projeto, prepararemos uma base de licitação e iniciaremos uma licitação”, explicou o gerente de projetos Terje Andreassen.