Prontas a partir de 30 dias, as cabanas de até 40mt2 são construídas com madeiras reflorestadas e certificadas, permitem a interação dos moradores com a paisagem natural existente em seu entorno e evitam o desmatamento de florestas, além de terem baixo impacto ambiental a um custo bastante razoável.
O Estúdio Okko é uma empresa do Grupo Araucari, que há 30 anos atua no Brasil sendo pioneira no desenvolvimento de móveis sustentáveis. À frente dos projetos de cabanas do estúdio Okko estão o Engenheiro Agrônomo especialista em mobiliário Ricardo Afiune e o Arquiteto e Paisagista Peter Burmeister.
A ideia das cabanas não é recente mas foi acentuada com a pandemia. Traduz a preocupação dos profissionais em construir refúgios e ao mesmo tempo preservar espaços de mata nativa, como a Serra da Cantareira, por exemplo. “Atualmente e para o futuro existe um desejo de morar com maior liberdade junto a natureza. Este olhar agrega valores de naturalidade e simplicidade que são expressas em uma menor área construída e no modo de utilizar estes espaços. É uma tendência mundial usar de novas formas construtivas sempre alinhadas com um cuidado na implantação junto a natureza presente no local”, comentam Ricardo e Peter.
FORMATOS MODULARES DE CABANAS OKKO
Seguindo conceitos de Arquitetura Natural, Bioarquitetura e Biofilia, foram concebidos 4 modelos de projetos iniciais, com metragens de 41 m2, 27 m2, 21 m2 e 9m2, sendo que os de menores dimensões podem ser usados como home office, spas ou qualquer tipo de anexo a uma moradia já existente.
Todas as metragens podem se adequar à topografia do terreno, não sendo, portanto, projetos fechados. Foram desenvolvidos para serem montados em obra com rapidez e eficiência e para ter um ótimo índice de utilização dos materiais, evitando as perdas.
Portas e janelas são posicionadas de forma a criarem a ventilação cruzada e a capturarem o melhor da paisagem do entorno. Esta integração com o entorno forma uma extensão contínua do interior da casa, ampliando o convívio com a natureza, “os limites entre fora e dentro são ambíguos, os espaços continua gradativamente, e as atividades realizadas dentro escoam para fora”, diz Peter.
A estrutura modular do Estúdio OKKO permite que as divisões não sejam fixas e traz flexibilidade permitindo que os proprietários reconfigurem seu layout.
MATÉRIA PRIMA
A madeira utilizada é predominantemente de origem de reflorestamento, neste caso Pinus e Eucalipto, que não afetam o patrimônio natural da floresta. O Pinus é menos propenso a rachaduras, deformações e requer menor tratamento que outras madeiras. Mesmo assim recebe tratamento antiparasita e acabamento com verniz que mantêm a capacidade higroscópica da madeira evidenciando seus veios.
As telhas da cobertura podem ser ecológicas, fabricadas com compostos reciclados. E o vidro utilizado é um material altamente reutilizável e reciclável.
CONSTRUÇÃO
Seu sistema construtivo, sólido e com alta qualidade de acabamento e conforto térmico, pode ser instalado a partir de 30 dias, inclusive permite também a inserção de Kits como energia solar, eólica, efluente e captação de água de chuva, aumentando sua vocação de ter um mínimo de interferência ao meio ambiente.
Toda madeira é parafusada o que proporciona maior estabilidade para a construção em madeira.
DURABILIDADE
Utilização de colunas elevadas do solo e a existência de beirais irão minimizar a umidade em contato com a madeira e aumentar sua periodicidade de manutenção.
O Estúdio Okko prevê hoje a durabilidade para o Pinus e Eucalipto no mínimo em 30 anos.
QUANTO CUSTA
Atualmente, está disponível apenas para São Paulo e região de Serras em seu entorno. Tem um custo médio de R$ 4.200,00/m2.
Nesse valor já estão inclusos projeto, materiais, a construção em si, e a administração total da obra, além de assessoria técnica especializada na resolução de problemas em qualquer etapa de planejamento ou construtiva.