Junho é o mês do meio ambiente, data importante para abordar um assunto bastante debatido no universo da construção industrializada em aço: a sustentabilidade. É importante ressaltar que o conceito de sustentabilidade é amplo e não se restringe somente ao gerenciamento e proteção de recursos naturais, pois trata também do desenvolvimento e da melhoria na qualidade de vida do ser humano em todo o mundo.
A construc¸a~o civil e´ responsa´vel por significativos impactos ambientais no planeta, causados pela extrac¸a~o de recursos naturais, pela produc¸a~o das mate´rias-primas utilizadas nos diversos sistemas construtivos, ale´m dos impactos da obra e operac¸a~o e desmonte do edifi´cio.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 2019 o setor da construção civil foi responsável por 38% do total das emissões de gás carbônico (CO2) relacionados à energia no mundo, adicionando as emissões da indústria de construção civil às emissões operacionais. No Brasil, estimativa da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) mostra que cada brasileiro produz meia tonelada de resíduos de construção civil por ano.
Diante desse cenário, a construção industrializada em aço apresenta alternativas significativas no que diz respeito à sustentabilidade se comparada à construção civil convencional. São ao menos seis temas que reforçam o aço e a construção industrializada em aço como grandes aliados da sustentabilidade e do meio ambiente:
As construções em aço, portanto, aportam benefícios para o meio ambiente atendendo às expectativas presentes do consumidor em relação à qualidade de vida de futuras gerações. São questões amplas, que envolvem decisões desde a escolha da implantação às condições e custos de operação. É neste contexto que a construção em aço revela todo o seu potencial para contribuir com o avanço da construção sustentável.
Aproveitamos as celebrações do Mês Mundial do Meio Ambiente para levantar novamente as discussões sobre a necessidade de soluções que realmente apresentem vantagens sustentáveis. O manual completo produzido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) com mais de 40 referências bibliográficas faz uma análise sobre o potencial do aço como solução para obras mais limpas. A publicação “Sustentabilidade da Construção em Aço” pode ser acessada no site da entidade (pelo link www.cbca-acobrasil.org.br/site/biblioteca). Vale a leitura e avaliação.
Sobre o CBCA
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.
O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.