Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias O aço como solução sustentável para a construção civil
Entidades

O aço como solução sustentável para a construção civil

Redação - 21 de junho de 2021 588 Visualizações
O aço como solução sustentável para a construção civil

Junho é o mês do meio ambiente, data importante para abordar um assunto bastante debatido no universo da construção industrializada em aço: a sustentabilidade. É importante ressaltar que o conceito de sustentabilidade é amplo e não se restringe somente ao gerenciamento e proteção de recursos naturais, pois trata também do desenvolvimento e da melhoria na qualidade de vida do ser humano em todo o mundo.

A construc¸a~o civil e´ responsa´vel por significativos impactos ambientais no planeta, causados pela extrac¸a~o de recursos naturais, pela produc¸a~o das mate´rias-primas utilizadas nos diversos sistemas construtivos, ale´m dos impactos da obra e operac¸a~o e desmonte do edifi´cio.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 2019 o setor da construção civil foi responsável por 38% do total das emissões de gás carbônico (CO2) relacionados à energia no mundo, adicionando as emissões da indústria de construção civil às emissões operacionais. No Brasil, estimativa da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) mostra que cada brasileiro produz meia tonelada de resíduos de construção civil por ano.

Diante desse cenário, a construção industrializada em aço apresenta alternativas significativas no que diz respeito à sustentabilidade se comparada à construção civil convencional. São ao menos seis temas que reforçam o aço e a construção industrializada em aço como grandes aliados da sustentabilidade e do meio ambiente:

  1. Durabilidade: um produto fisicamente resistente a danos e desgastes é certamente um aliado da natureza, pois quando um material tem seu tempo de vida alongado, seus impactos ambientais de extrac¸a~o, produc¸a~o e destinac¸a~o sa~o reduzidos. O aço cumpre brilhantemente esse papel.
  2. Reciclabilidade: O ac¸o tem como diferencial a possibilidade de reciclagem em ciclo fechado, quando os materiais sa~o transformados em novos materiais com as mesmas propriedades originais, ou seja, os processos de reciclagem podem transformar a sucata em ac¸o novamente.
  3. Reutilização e desconstrução: A reutilizac¸a~o demanda uma quantidade inferior de energia e de mate´ria prima. Trata-se do uso subsequente de um material ou componente apo´s o te´rmino de sua vida, podendo ser reaproveitado e mantendo uma forma igual ou similar a original
  4. Precisão construtiva: A utilização de sistemas construtivos em aço têm sua base em processos industrializados, ou seja, desenvolvidos com muita precisão e maior nível de detalhamento que a construção convencional. Isso resulta em menos resíduos desperdiçados durante o processo.
  5. Limpeza do canteiro de obra e desempenho ambiental: Com a produc¸a~o da estrutura em fa´brica (off-site), o canteiro de obras se beneficia da reduc¸a~o de tarefas e insumos a serem planejados dentro da logi´stica global do empreendimento. No caso de um edifi´cio construi´do em estruturas em ac¸o, o espac¸o necessa´rio no canteiro de obras pode ser minimizado, pois na~o sera´ preciso estocar maiores quantidades de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens, por exemplo.
  6. Construção Off-site: Sistemas industrializados que mitigam parte do consumo em raza~o de desperdi´cios, ja´ que seu processo e´ fabril, em ambiente controlado e com medidas para a reduc¸a~o das perdas, trazendo a otimizac¸a~o no uso e aproveitamento das mate´rias-primas, o uso racional da a´gua; maior eficie^ncia energe´tica e reduc¸a~o das emisso~es atmosfe´ricas, resi´duos e efluentes.

As construções em aço, portanto, aportam benefícios para o meio ambiente atendendo às expectativas presentes do consumidor em relação à qualidade de vida de futuras gerações. São questões amplas, que envolvem decisões desde a escolha da implantação às condições e custos de operação. É neste contexto que a construção em aço revela todo o seu potencial para contribuir com o avanço da construção sustentável.

Aproveitamos as celebrações do Mês Mundial do Meio Ambiente para levantar novamente as discussões sobre a necessidade de soluções que realmente apresentem vantagens sustentáveis. O manual completo produzido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) com mais de 40 referências bibliográficas faz uma análise sobre o potencial do aço como solução para obras mais limpas. A publicação “Sustentabilidade da Construção em Aço” pode ser acessada no site da entidade (pelo link www.cbca-acobrasil.org.br/site/biblioteca). Vale a leitura e avaliação.

Sobre o CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.

O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.