A Pumatronix foi concebida na Incubadora Tecnológica do Tecpar (INTEC), pelos engenheiros Antonio Eduardo Matsuno Ramos, Leonardo Simoni e Sylvio Calixto, que junto com Ricardo Andriani investiram R$ 200 mil reais para a criação dos primeiros protótipos da ITSCAM 300. O objetivo era fazer um equipamento de captura de imagens digitais de veículos em movimento, com sincronização com flash, boa resolução, que tivesse interface de rede e software embarcado, entre outras tecnologias. Em outras palavras, o propósito era criar um equipamento capaz de capturar imagens de placas veiculares com qualidade suficiente para fazer a gestão do tráfego a favor da mobilidade urbana”, relata.
Em 2020 a ITSCAM 600, é considerada uma revolução nos equipamentos de captura e processamento de imagens pelo poder de processamento e conectividade, além de ser integrado e compacto, pode ser usado com painel solar, devido ao baixo consumo, o que permite também a utilização por mais tempo durante as operações policiais. A 600 também possui algoritmos de visão computacional embarcados, além de conectividade IoT (Internet das Coisas).
Outro quesito positivo é a instalação facilitada nos pontos de fiscalização das cidades, a fim de realizar a detecção de veículos por meio da análise de imagem, o que dispensa a instalação de laços indutivos no asfalto, que causam paralisações no trânsito. O fato da ITSCAM 600 permitir o uso de painéis solares e 4G, também facilita a instalação em locais que não possuem infraestrutura de energia e dados.
A Pumatronix é fornecedora de soluções para concessionárias de rodovias, operadores de estacionamentos, integradores e fornecedores do poder público na área de segurança e mobilidade urbana. Atualmente, a indústria brasileira possui 100 colaboradores.
Ricardo Andriani Presidente do Conselho da Pumatronix