Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Sistema de captura de imagens auxilia no gerenciamento de tráfego com recursos de IoT
Corporativo

Sistema de captura de imagens auxilia no gerenciamento de tráfego com recursos de IoT

Redação - 01 de julho de 2021 494 Visualizações
Sistema de captura de imagens auxilia no gerenciamento de tráfego com recursos de IoT

A Pumatronix foi concebida na Incubadora Tecnológica do Tecpar (INTEC), pelos engenheiros Antonio Eduardo Matsuno Ramos, Leonardo Simoni e Sylvio Calixto, que junto com Ricardo Andriani investiram R$ 200 mil reais para a criação dos primeiros protótipos da ITSCAM 300. O objetivo era fazer um equipamento de captura de imagens digitais de veículos em movimento, com sincronização com flash, boa resolução, que tivesse interface de rede e software embarcado, entre outras tecnologias. Em outras palavras, o propósito era criar um equipamento capaz de capturar imagens de placas veiculares com qualidade suficiente para fazer a gestão do tráfego a favor da mobilidade urbana”, relata.

Em 2020 a ITSCAM 600, é considerada uma revolução nos equipamentos de captura e processamento de imagens pelo poder de processamento e conectividade, além de ser integrado e compacto, pode ser usado com painel solar, devido ao baixo consumo, o que permite também a utilização por mais tempo durante as operações policiais. A 600 também possui algoritmos de visão computacional embarcados, além de conectividade IoT (Internet das Coisas).

Outro quesito positivo é a instalação facilitada nos pontos de fiscalização das cidades, a fim de realizar a detecção de veículos por meio da análise de imagem, o que dispensa a instalação de laços indutivos no asfalto, que causam paralisações no trânsito. O fato da ITSCAM 600 permitir o uso de painéis solares e 4G, também facilita a instalação em locais que não possuem infraestrutura de energia e dados.

A Pumatronix é fornecedora de soluções para concessionárias de rodovias, operadores de estacionamentos, integradores e fornecedores do poder público na área de segurança e mobilidade urbana. Atualmente, a indústria brasileira possui 100 colaboradores.

Ricardo Andriani Presidente do Conselho da Pumatronix