Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Conector simples viabiliza uso de bambu em móveis e construções
Sustentabilidade

Conector simples viabiliza uso de bambu em móveis e construções

Inovação Tecnológica - 02 de julho de 2021 623 Visualizações
Conector simples viabiliza uso de bambu em móveis e construções

O conector pode ser fabricado de forma individual ou conjunta, para múltiplas conexões.
[Imagem:Romainvan Wassenhove et al. - 10.1016/j.compstruct.2021.114047]

Bambu para móveis e construções

Como parte de sua tese de doutoramento na Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, o pesquisador Romainvan Wassenhove criou uma solução simples que pode tornar mais sustentável a indústria de móveis e grande parte do setor de construção civil.

Tem havido um grande esforço para o aproveitamento do bambu - de aditivo para fibrocimento e concreto até a construção de casas inteiras de bambu - porque esse material renovável pode substituir com vantagens não apenas plásticos, metais e cimento, como também madeiras mais nobres.

Embora seja um material extremamente resistente e flexível, um dos desafios para a construção de móveis e grandes estruturas está justamente na conexão de diferentes peças de bambu, o que é necessário para fabricar estruturas modulares e peças mais complexas.

Conector para bambu

A solução desenvolvida por Wassenhove é simples e fácil de construir, podendo ser fabricada até mesmo por uma impressora 3D.

Para facilitar e incentivar o uso do conector de bambu, o pesquisador também desenvolveu um software, no qual os usuários podem projetar móveis modulares de bambu montados com a ajuda do conector.

O programa pode ser particularmente útil para organizadores de eventos e exposições temporárias, por exemplo.

Wassenhove também planeja transformar sua ideia em negócio, disponibilizando o aplicativo pela internet; ele então geraria os arquivos de corte para as seções de bambu e enviaria esses arquivos, juntamente com os planos de impressão 3D dos conectores, para o cliente.

Testes de resistência das estruturas.
[Imagem:Romainvan Wassenhove et al. - 10.1016/j.compstruct.2021.114047]

Mercado do bambu

Por enquanto, a maior dificuldade encontrada pelo pesquisador é o mercado, já que a indústria do bambu está na infância. "O bambu continua sendo visto como a 'madeira dos pobres', associado a móveis de jardim, férias exóticas e estilos de vida ecológicos," lamenta-se ele.

Mas o bambu tem muitas vantagens de sustentabilidade em relação à madeira, que é seu concorrente mais direto: O bambu cresce muito rapidamente; é até quatro vezes mais produtivo do que as árvores; pode fixar até 30% mais CO2 do que as árvores; e suas propriedades mecânicas o tornam surpreendentemente sólido.

E, agora, graças aos conectores de Wassenhove, o bambu pode ser usado sem muito trabalho de montagem e fabricação.

Móveis e estruturas de teste usando o conector para bambu.
[Imagem:Romainvan Wassenhove et al. - 10.1016/j.compstruct.2021.114047]