A fita inaugural da primeira ponte metálica impressa em 3D do mundo foi cortada por um robô.
[Imagem:MX3D/Imperial College London]
Ponte de aço impressa em 3D
Ela tem menos da metade da maior ponte impressa em 3D do mundo, mas esta é a primeira ponte impressa em 3D do mundo feita de aço.
A empresa holandesa MX3D levou mais de quatro anos para construir a ponte de 12 metros de comprimento e 4,5 toneladas, que acaba de ser instalada em um canal no centro de Amsterdã, nos Países Baixos.
Mas serão pesquisadores do Imperial College de Londres que serão os responsáveis por transformá-la em um "laboratório vivo", com uma vasta rede de sensores instalados na ponte sendo usados para medir, monitorar e analisar o desempenho da estrutura, voltada para o tráfego de pedestres.
Os dados coletados permitirão aos pesquisadores e engenheiros medir a saúde da ponte em tempo real, monitorar como ela muda ao longo de sua vida útil e entender como o público interage com a infraestrutura impressa em 3D.
"Uma estrutura de metal impressa em 3D grande e forte o suficiente para lidar com o tráfego de pedestres nunca foi construída antes. Testamos e simulamos a estrutura e seus componentes ao longo do processo de impressão e após sua finalização, e é fantástico vê-la finalmente aberta ao público," disse o professor Leroy Gardner.
A ponte passou por exaustivos testes físicos e virtuais, por meio de simulações computacionais.
[Imagem:Leroy Gardner et al. - 10.1016/j.jcsr.2020.106233]
Gêmeo digital
Os dados dos sensores instalados na ponte serão usados para criar um gêmeo digital da ponte, uma versão computadorizada que imitará a ponte física com precisão crescente, em tempo real, conforme os dados dos sensores forem chegando.
O desempenho e o comportamento da ponte física serão testados contra o gêmeo digital, o que ajudará a responder as perguntas sobre o comportamento de longo prazo do aço impresso em 3D, bem como seu uso em cenários do mundo real e em projetos de construção futuros.
"Esperamos continuar este trabalho à medida que o projeto faz a transição da pesquisa básica para a investigação do comportamento de longo prazo das estruturas metálicas impressas. Pesquisas sobre esta nova tecnologia têm um potencial gigantesco para o futuro da indústria da construção, em termos de estética e de design altamente otimizado e eficiente, com utilização reduzida de materiais," afirmou Craig Buchanan, membro da equipe.
O projeto e construção da ponte 3D de aço contou com uma equipe envolvendo matemáticos, cientistas da computação, estatísticos e engenheiros reunidos pelo Instituto Alan Turing, do Reino Unido, e já resultou na publicação de diversos artigos científicos.