Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Manta: Um veleiro híbrido no combate à poluição plástica das águas
Meio Ambiente

Manta: Um veleiro híbrido no combate à poluição plástica das águas

Inova Social - 16 de agosto de 2021 322 Visualizações
Manta: Um veleiro híbrido no combate à poluição plástica das águas

Desde que Boyan Slat, aos 16 anos, dividiu com o mundo sua ideia de limpar os oceanos e criou a ONG The Ocean Cleanup, muitos outros projetos focados no mesmo objetivo surgiram ao redor do mundo. E isso é algo ótimo, pois, num planeta que possui 70% de sua superfície coberta por água, limpar os oceanos não é um trabalho que pode ser feito sozinho. Quanto mais inovações, ideias e iniciativas, melhor. Um desses projetos é o Manta, um veleiro híbrido gigante criado pela ONG The SeaCleaners para ajudar no combate à poluição do plástico nos oceanos e rios.

O Manta foi desenvolvido para coletar, tratar e reaproveitar resíduos plásticos que flutuam pelas águas, ao longo das costas, em estuários (como é chamado o ambiente aquático de transição entre um rio e o mar) e na foz de grandes rios. Contando principalmente com fontes de energia renováveis, como a solar, o Manta é eco-friendly e pode cruzar os oceanos, agindo com rapidez nos locais onde é necessário.

Graças ao seu design inteligente focado na sustentabilidade, seu sistema de propulsão híbrido e seu fornecimento de energia a partir de fontes renováveis, o Manta pode operar de forma autônoma durnte 75% do tempo, sem o uso de combustíveis fósseis e com uma pegada ambiental mínima.

A SeaCleaners estima que a embarcação irá extrair do mar entre 5.000 e 10.000 toneladas de plástico ao ano. Além da extração, esses resíduos também serão processados e reaproveitados.

O Manta também irá funcionar como um laboratório científico para a observação, análise e compreensão da poluição do oceano por plástico. E. quando estiver no porto, ele será palco para conferências de aprendizagem que serão oferecidas para o público em geral.

Com previsão de lançamento para 2024, o Manta será um mais um exemplo de tecnologia de impacto na gestão de resíduos, incentivando a inovação social e a economia circular em suas áreas de operação.

Para saber mais sobre o Manta, assista ao vídeo a seguir.