Um dos principais itens a serem avaliados é o ruído emitido pelos aviões de pouso e decolagem vertical.
[Imagem:Joby Aviation]
Aviões elétricos de decolagem e pouso vertical
A NASA começou a testar aeronaves totalmente elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) como parte da Campanha Nacional de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) da agência.
O projeto AAM é um sistema de aviação que engloba o desenvolvimento e a implantação da aviação de formas inovadoras, não vistas normalmente hoje. Quando totalmente integrado ao espaço aéreo, o AAM fornecerá um sistema para transporte de passageiros e carga, e outras aplicações de interesse público.
Este sistema poderá incluir aeronaves como drones de entrega de pacotes, táxis aéreos e veículos de transporte médico.
Esta é a primeira vez que a NASA testará uma aeronave eVTOL como parte da campanha. No futuro, essas aeronaves poderão servir como táxis aéreos, adicionando outro meio para o transporte de pessoas e mercadorias.
O objetivo é coletar dados acústicos e de desempenho das aeronaves para uso na modelagem e simulação de futuros conceitos do espaço aéreo.
Durante esta rodada de testes, a NASA coletará dados de aeronaves eVTOL produzidas pela empresa Joby Aviation, que pretende prestar serviços comerciais de passageiros no futuro.
Conceito da Mobilidade Aérea Avançada, com seus muitos conceitos de veículos e usos potenciais em aplicações locais e intra-regionais.
[Imagem:Nasa]
Ruído
Enquanto a aeronave Joby voa em cenários de teste planejados, a equipe da NASA está coletando informações sobre como o veículo se move, seu ruído e como ele se comunica com os controladores.
Como são veículos tipicamente urbanos, o nível de ruído é um critério essencial para sua certificação. A acústica móvel é formada por mais de 50 microfones, para medir o perfil acústico da aeronave em