Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Linha 4 finaliza etapa da estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema

Linha 4 finaliza etapa da estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema

G1 Rio - 15 de outubro de 2014 1517 Visualizações
Linha 4 finaliza etapa da estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema
O consórcio responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea realizaram nesta quarta-feira (8) o último serviço de concretagem da futura Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. De acordo com o metrô, a obra é feita em uma laje de dois metros de espessura o que garante a estabilidade total da estação. Com isso, a construção da estrutura da estação foi concluída e entra na fase de acabamentos. O tatuzão que está parado desde maio tem previsão de retomar as escavações em Ipanema até meados de outubro, segundo a companhia.

No final de setembro, a Linha 4 concluiu mais uma etapa para a construção do trecho da estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. No local, já podem ser vistas as plataformas de embarque e desembarque.
A Linha 4 terá 16 quilômetros de extensão. Em quatro anos e três meses de obras, metade do trajeto foi escavado, segundo os responsáveis pela construção. De acordo com o Metrô, serão necessários 35 quilômetros de trilhos.
Até o momento, quatro foram instalados no trecho entre Barra e Gávea. Da Gávea a Ipanema são mais cinco quilômetros. Nesse trecho, não são usados explosivos. Os engenheiros informam que não há atrasos nas obras e a previsão é que as escavações terminem em setembro de 2015.
O trabalho em Ipanema foi  interrompido depois de cinco meses, quando apenas quatrocentos metros de túnel tinham sido escavados. Na época, houve um afundamento do solo, na rua Barão da Torre. No local surgiram crateras no asfalto e rachaduras nos prédios.
Para que a obra continue em Ipanema estão sendo realizadas injeções de concreto no solo. O equipamento ainda deverá perfurar quatro mil e seiscentos metros.

A previsão é que o Metrô fique pronto antes das Olimpíadas de 2016. De acordo com o secretário da Casa Civil, Leonardo Spíndola, o cronograma final não sofrerá atrasos.