Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Eternit anuncia comercialização das primeiras telhas fotovoltaicas do Brasil
Meio Ambiente

Eternit anuncia comercialização das primeiras telhas fotovoltaicas do Brasil

tudocelular - 14 de setembro de 2021 1149 Visualizações
Eternit anuncia comercialização das primeiras telhas fotovoltaicas do Brasil

A Eternit – companhia especializada no fornecimento de matérias-primas, produtos e soluções para o setor de construção civil — anunciou neste mês o início da comercialização de um novo modelo de telha residencial que possui fabricação em concreto e traz como principal diferencial a presença de células fotovoltaicas na parte superior.

Os sensores permitem gerar energia elétrica através da captação da luz solar, fonte renovável e que vem ganhando espaço no mercado nos últimos anos, principalmente neste momento de crise hídrica e alta na conta de luz. Segundo informações da empresa, o produto é capaz de gerar retornos financeiros em um período de 3 a 5 anos.

Recém-lançado pela empresa, o chamado 'Tégula Solar' conta com bastante tecnologia, sendo necessário 3 anos de desenvolvimento e muitos para que a marca chegasse a esse resultado final. As telhas fotovoltaicas de concreto modelo BIG-F10 permitem gerar energia elétrica a partir da luz solar, fonte natural que é explorada por várias casas que contam com painéis próprios.

A empresa ressalta que o visual das telhas é esteticamente mais agradável se comparado com os painéis solares que são instalados nas residências, visto que os receptores fotovoltaicos estão presentes apenas em uma pequena área.

O Tégula Solar foi registrado no INMETRO em 2019 e possui dimensões largas, medindo 36,5 cm por 47,5 cm utilizando como principal material o concreto, apesar de também contar com células fotovoltaicas em sua superfície. Quanto ao rendimento energético, a telha possui potência de 9,16 W , representando uma capacidade média mensal de produção de 1,15 Kwh.

De acordo com a fabricante, neste primeiro momento o produto está sendo comercializado apenas no estado de São Paulo, no entanto as telhas serão vendidas em todo o país nos próximos meses.