Especializada em Soluções de Controle e Internet das Coisas (IoT) para locomotivas, metrôs, veículo leve sobre trilhos (VLT) e barcas, a BACKROOM vai anunciar lançamento do AESS (Automatic Engine Stop/Start), uma tecnologia de controle automático para ligar e desligar o motor de locomotivas, capaz de reduzir consumo de combustível e emissões de CO².
Esta novidade será apresentada no 2º Seminário de Inovações Tecnológicas aplicadas para Melhoria dos Processos Ferroviários, no dia 16 de setembro de 2021, das 10:30h às 11h. O Seminário compõe a programação da 27a Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF) promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).
OAESS é uma solução desenvolvida pela TMV Control Systems Inc. e trazida ao Brasil com exclusividade pela BACKROOM. Com a implantação do AESS em diversos operadores ferroviários de carga nos Estados Unidos, a TMV constatou economia de 38% a 50% no consumo de combustível em locomotivas de pátio (manobra) e de curto percurso (interpátios).
“Com a instalação da tecnologia AESS, ela passa a monitorar as atividades da locomotiva. Ao identificar que o motor está ligado e ocioso, o AESS entra em ação e começa a reduzir as atividades desse motor até que ele seja desligado completamente”, detalha o sócio diretor da BACKROOM, João Paulo Monetti.
Outros dois pontos destacados pelo executivo são a agilidade na instalação e o payback. De acordo com ele, em até 48 horas é possível executar a instalação completa do AESS e o payback é obtido em torno de 9 meses, considerando os parâmetros dos operadores ferroviários de carga norte-americanos.
Ainda na programação da STMF, a BACKROOM apresentará outros lançamentos e produtos do portfólio da TMV e da parceira Alpha Union.
No estande virtual da BACKROOM, os participantes do evento terão a oportunidade de conhecer a plataforma Remote Sentinel, da TMV, que permite o monitoramento remoto e o histórico de dados com localização GPS, dia/hora (do presente e do passado) como nível de combustível, megawatt/hora, velocidade, temperatura, pressão, entre outros indicadores do transporte sobre trilhos.
O Sistema TECU de Controle de Motor de Tração (que permite Aumento da Tração, Redução de Patinação de Rodas e Aumento de Desempenho) e o Dispositivo Economizador de Baterias (para aumento de disponibilidade de locomotivas), ambas da TMV, também serão apresentadas no estande virtual.
Já as soluções do portfólio da Alpha Union estão concentradas em duas linhas de produtos, sendo uma delas dedicada aos Componentes de Veículos Metroferroviários, o que inclui controladores, engates, contatores DC etc., e a outra de Comutadores, como desconectores, contatos de energia e aterramento, dentro outros produtos focados na manutenção dos veículos.
Para conhecer as soluções que a BACKROOM apresentará na STMF, basta se inscrever no evento, por intermédio do link www.semanadetecnologia.com.br. Lembrando que a STMF será realizada entre os dias 14 e 17 de setembro de 2021.