Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias PPP da Habitação inicia construção de mais 417 apartamentos em São Paulo
Habitação

PPP da Habitação inicia construção de mais 417 apartamentos em São Paulo

Assessoria de Imprensa - 29 de outubro de 2021 1149 Visualizações
PPP da Habitação inicia construção de mais 417 apartamentos em São Paulo

A Secretaria de Estado da Habitação iniciou neste mês de outubro as obras de construção de quatro torres residenciais, com 417 apartamentos, em terreno de 14,7 mil m² cedido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, no bairro da Barra Funda.

O empreendimento integra a Parceria Público-Privada do Centro, a primeira PPP de Habitação de interesse social do país, dedicada à oferta de moradias, aprimoramento da infraestrutura de serviços e equipamentos públicos e a revitalização de áreas do centro da cidade de São Paulo.

Os apartamentos atenderão famílias ou indivíduos com renda mensal bruta entre R$ 1.108,38 e R$ 5.724,00, que já residem no município, trabalham na região central da cidade e ainda não tiveram acesso à casa própria. Os contemplados se inscreveram no programa e participaram de sorteios classificatórios.

As 417 habitações populares estão sendo erguidas na rua do Bosque, 1.088, em uma área ocupada pela antiga Usina de Asfalto da Barra Funda. O início da construção das unidades foi precedido por um completo processo de descontaminação ambiental do terreno, realizado pela concessionária PPP Habitacional Lote 1 S/A, contratada pelo Estado. Serão oferecidos apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios, com metragens que variam de 40,99 a 66 m² de área útil.

“As obras da PPP da Habitação seguem avançando com um novo empreendimento residencial de alta qualidade, agora para beneficiar 417 famílias e revitalizar mais uma região do centro expandido de São Paulo. Além de gerar empregos na construção civil, o governo de São Paulo está atendendo a população que mais precisa com um projeto inovador em conjunto com a iniciativa privada”, afirma Flavio Amary, secretário de Estado da Habitação.

Revitalização

A PPP da Habitação é um projeto desenvolvido para repovoar, revitalizar e modernizar o Centro Expandido da capital, aproveitando a infraestrutura existente para ocupar áreas ociosas e reduzir o deslocamento de trabalhadores. É dirigido a quem trabalha na área central da cidade, não podendo ser proprietário e/ou possuir financiamento de imóvel residencial em qualquer parte do território nacional e/ou ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais.

A parceria prevê a construção de 3.683 unidades, sendo 2.260 unidades de Habitação de Interesse Social – HIS e 1.423 unidades de Habitação de Mercado Popular – HMP. Até agora já entregou 1.653 habitações de interesse social na região central da capital e promoveu a revitalização da Praça Júlio Prestes e a reforma do 2º Grupamento da unidade do Corpo de Bombeiros, além de entregar a creche municipal Nova Luz, para 162 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.