Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Sistema de geo inteligência da Intelie reduz em até 15% consumo de gasolina nos veículos
Energia

Sistema de geo inteligência da Intelie reduz em até 15% consumo de gasolina nos veículos

Segs - 16 de novembro de 2021 889 Visualizações
Sistema de geo inteligência da Intelie reduz em até 15% consumo de gasolina nos veículos

São Paulo, novembro de 2021 - O valor do combustível no Brasil chegou a patamares nunca alcançados em toda a história, com postos vendendo o litro da gasolina a 7 reais e etanol a quase 5 reais em alguns estados. A Intelie, uma empresa ViaSat que revolucionou o mercado de análise de dados promovendo Inteligência Operacional e transformando dados em resultados, desenvolveu em parceria com a Able-On, empresa de serviços tecnológicos e estratégicos, no contexto da mobilidade urbana e rodoviária, a solução Smart Mobility. Baseada em Inteligência Geográfica, ela identifica parâmetros de comportamento em condutores de transportes de cargas e passageiros, assegurando assim uma conduta mais segura e sustentável por parte deles. Após a verificação e correção da dirigibilidade dos motoristas, os clientes atingem uma economia de até 15% em combustível.

Inteligência Geográfica é uma ferramenta cognitiva que reconhece a distribuição de objetos no tempo e espaço, fazendo correlações e revelando padrões válidos que servem de base para a tomada de decisões. Aplicada aos setores que lidam com mobilidade (distribuição e logística, seguradoras, locadoras, entre outros), a Inteligência Artificial aprende e monitora em tempo real o comportamento dos motoristas de carros, motos e caminhões, gerando alertas que levam à redução do consumo de combustível e dos custos de manutenção dos veículos, o que, além de gerar economia, aumenta a segurança global das operações.

Dispositivos de Internet-das-Coisas implantados nos veículos enviam dados do nível de aceleração, frenagem e mais de 50 variáveis que definem o comportamento do motorista em duas dimensões: tanto no conforto, que é a velocidade em que essas ações são tomadas, quanto na tranquilidade, que mede a intensidade das atividades realizadas. Ao desenhar o comportamento dos motoristas, o software aplica o conceito de alta definição, ou seja, reações são lidas e analisadas a cada segundo, o que é fundamental para obter avaliações refinadas e com alto nível de assertividade.

Com a solução, é possível cruzar informações de sistemas legados e fazer uma integração entre todos os dados, o que permite otimizar a operação e potencializar o uso de sistemas integrados de gestão empresarial (ERP), bem como gerenciar as diferenças entre o que estava previsto e o que foi realizado de fato. Em uma das telas do dashboard, é possível acompanhar o ranking de performance dos motoristas em um modelo totalmente inovador, com 16 vezes mais precisão na medição de padrões comportamentais de impactos negativos. Por fim, toda a equipe monitora ao vivo a localização dos veículos e consegue auxiliar ativamente cada motorista a fazerem melhores escolhas e obterem mais eficiência atuando pró-ativamente junto ao veículo conectado, para que a conduta tenha menos frenagens bruscas, mudanças de marchas e velocidades reduzidas.

Assim, todos os dados coletados em tempo real são submetidos a algoritmos de Inteligência Artificial e possibilitam a identificação de desvios de comportamento do condutor do veículo ou equipamento, bem como a produção de cenários que são disponibilizados através de painéis. Os gráficos permitem visualizar o retorno de ações que serão adotadas levando a uma melhor tomada de decisão. Quando estes gráficos são aplicados à melhoria de padrões no comportamento do condutor, produz uma maior consciência sobre hábitos que refletem custos menores

“Com o sistema de geo inteligência, todos os parâmetros são observados em tempo real e é possível traçar um perfil com cerca de 10 quilômetros dirigidos, dependendo, é claro, de algumas variáveis, como tráfego, qualidade da via e velocidade. Isso traz clareza da operação para o gestor e o permite realizar os ajustes necessários para que a direção da frota seja mais segura, econômica, e emita menos poluentes.” diz Vânia Rios, diretora de vendas da Intelie.

Sobre a Intelie

A Intelie é uma empresa ViaSat, fundada em 2008 por quatro amigos brasileiros com o objetivo de revolucionar o mercado de análise de dados em tempo real, a Intelie é hoje uma empresa global. A startup desenvolveu o Intelie LIVE®, software de Inteligência Operacional, que une Inteligência Artificial de ponta com inteligência humana para transformar dados em resultados. A Intelie trabalha com empresas líderes de diferentes segmentos, como Oil & Gas, Processamento de Alimentos, Mineração, Logística, Serviços Financeiros, entre outros.

Sobre a Able-on

Tudo o que a Able-On faz é com base na derrubada de cercas ao redor de seus clientes. A forma que ela encontrou para tirar essas amarras foi criar soluções inteligentes, flexíveis e fáceis de usar. É assim que une hardwares de alta definição, software avançado e muito conhecimento de negócio para aplicar soluções realmente inovadoras, assertivas e de resultado rápido na Mobilidade. Desde 2019, a startup expert em geo-intelligence colabora para a interoperabilidade de todo o ecossistema de veículos conectados.