O Metrô publicou nesta semana em suas redes sociais vídeos que mostram o avanço das obras em três linhas em outubro, parte da expansão da rede. Confira os principais destaques:
Linha 2-Verde: As obras de expansão da Linha 2, que vai ligar Vila Prudente a Penha, ganharam força. Depois de um tempo de trabalho tímido nos canteiros, é possível ver avanços importantes. As imagens mostram também as obras do estacionamento Rapadura, de onde sairá o tatuzão para a construção dos túneis da linha.
As obras das estações entre Vila Prudente e o Rapadura são as mais avançadas por conta de fazerem parte da primeira etapa de escavação da tuneladora.
Linha 15-Prata: o vídeo curto mostra a estação Jardim Colonial pronta. A nova parada deve ser inaugurada ainda este ano, mas o governo Doria já não estima uma data mais precisa após prever que ela seria aberta em outubro.
Vale destacar que neste sábado, 13, o Metrô divulgou o vencedor da licitação que construirão duas estações que virão após Jardim Colonial: Boa Esperança e Jacu-Pêssego, além de um novo pátio (veja aqui).
Linha 17-Ouro: assim como nos vídeos anteriores, as obras das estações parecem continuar em ritmo lento e com poucos funcionários. Quem passa pela Avenida Roberto Marinho não percebe grandes avanços e parece que as estações estão do mesmo jeito que quando as obras estavam paradas, embora parte dos trabalhos esteja longe do alcance da visão.
O vídeo, por exemplo, não mostra nenhum funcionário na estação Chucri Zaidan. Curiosamente, mesmo com estações com muito o que ser feito, algumas já receberam as escadas rolantes, que ficam cobertas com uma lona para protegê-las da chuva.
Trata-se de um contrato diferente e que estava suspenso enquanto a situação das obras estava indefinida. Não se sabe ao certo, mas o motivo da instalação precoce pode envolver justamente problemas contratuais.
A exceção tem sido o içamento das vigas no trecho da Marginal Pinheiros, que já contava com 16 estruturas posicionadas nesta semana. O pátio também está ganhando cobertura e as vigas-trilho sendo concretadas no local. Ainda assim, pelo tamanho da área, o movimento é pequeno diante da promessa de conclusão em 2022.