OMetrô de São Paulose prepara expandir sua frota de trens como há tempos não se via. A companhia deve dar luz verde para receber63 novos trensem duas encomendas em 2022 a fim de reforçar as linhas2-Verdee15-Pratanos próximos anos.
A novidade, trazida pelo diretor de engenharia e planejamento do Metrô, Paulo Meca, nesta semana ementrevista à ABIFER, é que ambos os processos deverão ser resolvidos ainda no ano que vem.
O primeiro escopo já está bem adiantado e envolve um novo lote de trensInnovia 300de monotrilho para a Linha 15. O governo já havia mencionado que 19 composições serão fabricadas nos próximos anos a fim de complementar a atual frota de 27 trens e dar conta da demanda que será trazida pela expansão do ramal atéIpirangade um lado eJacu Pêssegodo outro.
A questão, nesse caso, se resumia a chegar a um acordo com a Alstom, que assumiu a Bombardier, fornecedora do modelo. Quando assinou contrato com o consórcio CEML, o Metrô fez um pedido de 54 trens Innovia 300, mas apenas metade foi construída até agora.
Segundo Meca, a companhia está finalizando o ajuste de cronograma para que a nova leva de 19 trens comece a ser fabricada.
Não se sabe ainda se a Alstom irá montar os novos monotrilhos em Hortolândia, como da primeira vez, ou se concentrará toda a produção emTaubaté, unidade que será responsável por fornecer os trens da Linha 6-Laranja e a nova frota da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
Alstom assumirá a tarefa de produzir mais 19 trens Innovia 300 para a Linha 15 (Jean Carlos)
A princípio, o reforço de modelos Innovia 300 só deverá ser necessário daqui a cerca de dois ou três anos, quando as novas fases de expansão estiverem próximas de serem entregues e também por conta do amadurecimento da operação do ramal.
Já a encomenda de44 trens para a Linha 2-Verdemarca a retomada de pedidos de composições equipadas com alimentação de energia por terceiro trilho e bitola de 1.600 mm, padrão que foi abandonado nos novos projetos. Desde a introdução daFrota H, concluída no final de 2011, o Metrô não recebe um trem novo para as suas linhas de maior porte.
Segundo Meca,a nova frota deve ter o edital publicado até março ou abril, dependendo apenas de autorização do governo federal para um financiamento feito pelo Banco Mundial.
Apesar da prioridade em reforçar a Linha 2, que ganhará mais 8 km até 2026, a frota de trens deve permitir o aumento do número de trens disponíveis nas linhas 1 e 3, mesmo que seja pelo repasse de unidades mais antigas.
Algumas perguntas serão respondidas quando o edital for publicado como se haverá passagem entre os vagões, como ocorre nas novas frotas, e a adoção de nível de automação GoA4, que permite trens sem operador, como na Linha 4-Amarela e na Linha 15-Prata.