Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias ABSOLAR e InvestMinas celebram acordo para acelerar a fonte solar no estado de Minas Gerais
ENTIDADES

ABSOLAR e InvestMinas celebram acordo para acelerar a fonte solar no estado de Minas Gerais

Assessoria de Imprensa - 24 de janeiro de 2022 971 Visualizações
ABSOLAR e InvestMinas celebram acordo para acelerar a fonte solar no estado de Minas Gerais

Janeiro de 2022 — A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (InvestMinas, antes conhecida como INDI) assinaram acordo de cooperação para desenvolver ainda mais a geração de energia por fonte solar no território mineiro.

A iniciativa visa atrair novos investimentos para a região, gerar mais empregos e renda para a população e estimular o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios para empreendedores, além de ampliar o acesso da energia solar aos consumidores residenciais, setores produtivos, agronegócio e setor público no estado de Minas Gerais.

Dentre as prioridades de trabalho em parceria das duas entidades destacam-se: identificar empreendedores do setor solar interessados em investir no estado, compartilhar informações sobre o mercado solar mineiro, avaliar tendências de negócios e aprimorar o ambiente regulatório e legal, além de cooperar em eventos e ações conjuntas.

Para o CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, a entidade é parceira de longa data de Minas Gerais na construção de projetos e programas públicos para o desenvolvimento da fonte solar. “Minas Gerais acaba de ultrapassar a marca histórica de 2 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar em operação. Desde 2012, a geração própria e as grandes usinas solares proporcionaram à Minas Gerais a atração de mais de R$ 9,9 bilhões em investimentos, geração de mais de 60 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos”, informa Sauaia.

Ao somar as grandes usinas centralizadas e os pequenos e médios sistemas de geração própria em telhados, fachadas e terrenos, o estado mineiro já possui 2.012,4 megawatts (MW) operacionais”, informa Sauaia.

Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, o avanço da fonte solar no país é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental de Minas Gerais e do Brasil. “A tecnologia fotovoltaica ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeiras vermelhas na conta de luz da população”, comenta.

“A parceria entre a InvestMinas e a ABSOLAR reforça ainda mais as ações que vêm sendo tomadas por ambas as partes visando o incremento da geração de energia solar no Estado e a abertura deste setor para fornecedores de partes, peças, equipamentos e serviços”, ressalta Ronaldo Alexandre Barquette, diretor de atração de investimentos da InvestMinas.

“O estado de Minas Gerais é referência no desenvolvimento da energia solar no Brasil. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, conclui Bruno Catta Preta, coordenador estadual da ABSOLAR em Minas Gerais.

Sobre a ABSOLAR

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada. A ABSOLAR coordena, representa e defende o desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta energia limpa, renovável e sustentável no País e representando o setor fotovoltaico brasileiro internacionalmente.

Sobre a Invest Minas (INDI)

A Invest Minas (INDI) é a agência de promoção de investimento e comércio exterior de Minas Gerais, tendo sede na cidade de Belo Horizonte. A missão é desenvolver o estado por meio da atração de investimentos, apoio às empresas instaladas e promoção das exportações. Fundado em 1968, foi a primeira agência de promoção de investimento do Brasil, servindo de modelo para a criação de instituições similares no Brasil. A Agência é vinculada à Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) e é mantido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Recentemente se tornou diretor para a América do Sul da Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimento (WAIPA, na sigla em inglês), que tem entre suas associadas as principais agências de promoção de investimentos do mundo.

Para mais informações, contatar:
Thiago Nassa (MTb. 30.914)
TOTUM Comunicação
(11) 99544 4954