Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Vedacit Labs abre inscrições para quinto ciclo e foca em soluções que atendam as práticas de ESG
CORPORATIVO

Vedacit Labs abre inscrições para quinto ciclo e foca em soluções que atendam as práticas de ESG

Assessoria de Imprensa - 28 de janeiro de 2022 1865 Visualizações
Vedacit Labs abre inscrições para quinto ciclo e foca em soluções que atendam as práticas de ESG

A Trutec, ecossistema de soluções voltadas para o mercado da construção civil, está com as inscrições abertas para o quinto ciclo do Vedacit Labs - Programa de Inovação Aberta. Com o programa, a empresa tem o objetivo de fomentar a inovação, tanto das empresas parceiras quanto das startups.
“Se a startup precisa de escala, investimento ou clientes, a gente está aqui. Por outro lado, se o cliente precisa de inovação, pode vir para cá também. É por meio desses desafios que criamos oportunidades”, argumenta o CEO da Trutec, Alexandre Quinze.
Durante o programa de aceleração, as empresas "Beta-Testers” entram em contato com a Trutec e apresentam suas necessidades. Sem nenhum custo, as startups aplicam seus projetos nessas empresas com o intuito de validar sua eficiência e entrega.

“É um investimento que nós fazemos tanto no empreendedor quanto na empresa. Patrocinamos o projeto piloto para entender se realmente estamos atendendo as necessidades das empresas. Afinal, tecnologia por tecnologia não atende. Agora, se a gente resolver desafios reais das empresas, aí estamos realmente inovando”, avalia o CEO.

Para esta edição, as oportunidades estão baseadas em temas ligados às práticas de ESG (Social, Ambiental e Governança na sigla em inglês) dentro do setor. Como a redução de emissões de CO2 e de resíduos. Mas, a seletiva também leva em consideração projetos de sistemas de construção baseados em dados, Inteligência Artificial, planejamento e incorporação e soluções voltadas para o Pós-obra (Manutenção e Gestão do Empreendimento).
Como funciona o Programa?

As startups selecionadas no quinto ciclo do Vedacit Labs receberão quatro meses de aceleração em seu projeto piloto, além de mentorias de executivos que são referência no mercado, conexões com outras soluções, fornecedores e parceiros. “Para as startups que apresentam um histórico de desempenho muito bom, fazemos uma proposta de ofertas subsequentes (follow on)." explica o CEO. Com o follow on, a empresa aumenta sua participação e há grandes chances de converter as startups para seu portfólio, o que é chamado de "Mandala Trutec".

Atualmente, cinco startups que já passaram pelo Labs – ConstruCode, Construct IN, Construflow, Elixir.AI e James Tip – fazem parte do ecossistema. Duas delas foram destaques no TOP 100 OPEN Startups de 2021, ou seja, estão entre as mais cobiçadas do mercado corporativo. As startups Predialize, Prevision, e Pix Force aceleradas pelo Labs também tiveram destaque no ranking.
Com visibilidade nacional, em 2022 o programa Vedacit Labs terá três ciclos, com o objetivo de mapear startups cada vez mais qualificadas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31, próxima segunda-feira. Para saber mais sobre o programa e as soluções, acesse o site oficial.

Sobre a Trutec
http://trutec.com.br/

A Trutec é o primeiro ecossistema de soluções que conecta startups para transformar a indústria da construção civil por meio da tecnologia. O foco é garantir uma experiência única e integrada, conectando dados de diferentes plataformas para gerar informações que simplifiquem a tomada de decisões.
As startups que fazem parte do portfólio da Trutec, são:

- Agilean: Plataforma pioneira na aplicação de Lean Construction e oferece tecnologia de ponta a ponta para a tomada decisão ser mais assertiva, evitando gargalos e aumentando a produtividade da construção.
- ConstruCode: Plataforma de inteligência integrada de obras que ajuda na redução de processos manuais nos canteiros, diminuindo ruídos de comunicação, automatizando o controle de revisões de documentos e gerando insights para tomada de decisões estratégicas. Tudo isso em tempo real, online ou offline.

- Construct IN: Sistema que permite o acompanhamento remoto das obras, gerando imagens 360º e interligando o escritório com os canteiros através de uma experiência visual e imersiva.
- ConstruFlow: Solução que integra as equipes durante as diversas fases de elaboração e compatibilização de projetos, tornando o fluxo de comunicação muito mais ágil e transparente entre todos os envolvidos.
- Elixir.AI: Startup que atua no varejo da construção utilizando Inteligência Artificial para mapeamento do mercado, gerando previsibilidade de demanda e conectando a Indústria com o Ponto de Venda.
- James Tip: Plataforma de previsão de demanda inovadora, que através de uma inteligência artificial, o James, simplifica e prevê vendas, entregando todas as informações necessárias sobre os produtos e estoques na palma da mão.