Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Tecnologia de estabilização do solo para estradas rurais
CORPORATIVO

Tecnologia de estabilização do solo para estradas rurais

Assessoria de Imprensa - 11 de abril de 2022 203 Visualizações

Dow lança tecnologia de estabilização do solo mais eficiente e econômica para melhorar mobilidade em estradas rurais
• Desenvolvido pela Dow, em parceria com a ViaEncosta, o sistema PAVECRYL™ é uma solução mais econômica, sustentável e de alta eficiência para a estabilização de solo em estradas não pavimentadas.
• A tecnologia do PAVECRYL™ faz com que ele seja compatível com diferentes tipos de solo e com as condições climáticas mais extremas, apresentando eficácia mesmo em regiões com altos níveis de precipitação.
• Com custos reduzidos de aplicação, a utilização do sistema PAVECRYL™ pode ficar até 12 vezes mais barato do que o asfaltamento tradicional.

São Paulo, 16 de fevereiro de 2022 – Com a ambição de ser a empresa de ciência dos materiais mais inovadora do mundo, a Dow lançou no mercado uma nova solução estabilizadora de solo para melhorar as condições logísticas das estradas de terra nas regiões mais remotas do Brasil.

Desenvolvido pela área de Construction Chemicals da Dow na América Latina, em parceria com a empresa ViaEncosta, o PAVECRYL™ é um sistema de estabilização do solo mais econômico, sustentável e de alta eficiência, que garante às estradas de terra maior resistência ao desgaste provocados pelo clima e pelo fluxo de veículos, diminuindo a frequência de reparos e os gastos com manutenção.

Com uma tecnologia inovadora que faz com que ele seja compatível com diferentes tipos de solo e aplicado em regiões com condições climáticas extremas, o PAVECRYL™ é especialmente útil nos lugares com grandes volumes de chuvas. “Essa é uma característica muito importante do sistema, já que a penetração de água no solo é o principal gerador de fissuras e vazios nas estradas.”, explica Eduardo Cruz, engenheiro de aplicação da Dow.

Ao contrário de outros sistemas de tratamento de solo, o PAVECRYL™ também não requer a adição de areia ou calcário para garantir um desempenho adequado. Outro atrativo do sistema é o custo de implantação. O investimento para realizar a estabilização do solo com o PAVECRYL™ pode ser até 12 vezes menor do que o valor necessário para o asfaltamento tradicional. Além disso, há uma economia de 35% no valor gasto com a mão de obra para aplicação.

“Soluções inovadoras e que sejam eficientes em tempo e dinheiro são o futuro da infraestrutura no Brasil. Com sistemas como o PAVECRYL™ temos, além da vantagem do custo-benefício, a oportunidade de inclusão ao oferecer um acesso mais seguro às comunidades isoladas”, destaca Daniel Arruda, diretor comercial da área de Construction Chemicals da Dow para a América Latina.

Tecnologia mais sustentável

Em termos de sustentabilidade, o impacto ambiental do sistema PAVECRYL™ é menos agressivo dos que os métodos habituais. Misturado diretamente ao solo, o material garante uma compactação mais eficiente do terreno. Isso gera uma redução na queima de combustíveis fósseis durante a aplicação, o que está alinhado aos objetivos globais da Dow de sempre investir em tecnologias mais sustentáveis. Outra vantagem do sistema PAVECRYL™ é que a poeira, comum em estradas de terra, também é praticamente eliminada, melhorando o conforto do motorista e a qualidade de vida da população que reside à beira da via.

Maria Fernanda Hoyos, Gerente de Marketing da Área de Construction Chemicals da Dow para a América Latina, avalia que as características e benefícios do sistema PAVECRYL™ mostram que ele tem as qualidades necessárias para ser utilizado com sucesso na recuperação de estradas não só no Brasil, mas em toda a região latino-americana “Para o setor público, o PAVECRYL™ é uma alternativa ao asfalto tradicional, que melhora a qualidade das estradas e a infraestrutura das cidades com apenas 10% do custo total. Já o setor privado pode se beneficiar de uma solução para melhorar seu processo de logística e diminuir os custos com manutenção e transporte”, explica.

Parcerias colaborativas

A estabilização do solo é um processo que exige expertise em engenharia, por isso a aplicação desse sistema inovador em campo ficou a cargo da ViaEncosta, empresa que possui mais de uma década de experiência em projetos de estabilização de solos.

De acordo com Wellington Martins, diretor técnico da ViaEncosta, as obras para a aplicação do PAVECRYL™ são de rápida e fácil execução, exigindo apenas equipamentos convencionais. “A logística desse processo é bem mais simples, pensada justamente chegar até os lugares mais remotos. E o tempo para conclusão das obras também é inferior aos tradicionais, com rápida liberação da via.”, esclarece.

Dependendo da extensão da estrada, das condições climáticas e de tráfego, o diretor técnico estima que a tecnologia PAVECRYL™ vai evitar o custo de manutenção da estrada por, pelo menos, um ano. “Após esse período, o tratamento só vai exigir pequenas intervenções em alguns pontos críticos”, finaliza.

Sobre a ViaEncosta
Fundada em abril de 2011, a ViaEncosta nasceu com o objetivo de promover e ampliar seus conhecimentos na área de engenharia ambiental. Na busca do desenvolvimento sustentável, inovamos todos os dias na forma de pensar e fazer engenharia para enfrentar grandes desafios. Primamos pela ética, respeitamos a sociedade, o meio ambiente e nossos colaboradores em cada projeto. Buscamos a excelência operacional respeitando os custos, prazos e a qualidade exigida pelos nossos clientes. Acesse nossas redes para obter mais informações.

Site: www.viaencosta.com.br
Instagram: @viaencostaengenharia

Sobre a Dow
A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global; escala e integração de ativos; inovação focada e expertise em ciência dos materiais; liderança em frentes de negócio; e em ESG (meio ambiente, social e governança) para alcançar crescimento lucrativo e possibilitar um futuro mais sustentável. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo.

O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações para o consumidor. A Dow opera 104 unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 35.700 pessoas. Em 2021, gerou aproximadamente US$ 55 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.