Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias ‘District Hive’ hospedagem high tech, na Espanha
INDUSTRIALIZAÇÃO

‘District Hive’ hospedagem high tech, na Espanha

Assessoria de Imprensa - 16 de maio de 2022 475 Visualizações
 ‘District Hive’ hospedagem high tech, na Espanha

Recebemos essa matéria escrita pela redação do Portal português Idealista, sobre a experiencia de hospedagem em um hotel na Espanha, mais concretamente no deserto de Gorafe, em Granada, para descobrir a cápsula ‘District Hive’, o primeiro de vários a serem instalados em diferentes lugares do mundo. Trata-se de um módulo 100% autossuficiente, controlado por inteligência artifical e inteiramente gerido através de uma app.

O ‘District Hive’, ou ‘podtel’, é um projeto turístico ‘state of the art’ recentemente lançado “com o objetivo de mudar o conceito tradicional que temos de alojamento de luxo para viajantes à procura de se desconectarem do mundo, mergulhando completamente no meio ambiente”, segundo explica a empresa, em comunicado.

Trata-se do primeiro módulo transportável e 100% autossuficiente que pode ser instalado em qualquer local, mesmo onde a construção não seja possível. Este módulo, criado pela empresa Districthive LDA, sedeada em Portugal, e com uma equipa internacional de arquitetos, engenheiros e designers de interior, foi projetado numa perspetiva multidisciplinar “entendendo o turismo de uma forma sustentável, ecológica e responsável.”

“O impacto ambiental na área de implantação é nulo, uma vez que não são consumidos recursos locais. Uma vez retirada, o lugar fica exatamente como antes da sua instalação”, acrescenta ainda.

Este eco-hotel é capaz de gerar a sua própria água a partir do ar, a sua própria eletricidade a partir da energia solar, tem armazenamento energético suficiente para quatro dias sem sol, tem o seu próprio sistema de esgoto que transforma desperdício em cinza e as águas cinzentas são filtradas através de dois processos de filtragem para que a água possa ser usada na irrigação. A autonomia completa do módulo torna os serviços comuns e complementares desnecessários, enquanto otimiza recursos assegurando a redução da pegada de carbono.

Uma construção chave na mão

O ‘podtel’ é uma construção totalmente industrializada, chave na mão, transportada para o local e pronta a usar em algumas horas. Não assenta no terreno onde é implantada, não tem fundações e não requer nenhum tipo de canalização ou infraestrutura de saneamento. O sistema de suporte desenvolvido possui seis pés de fixação que, como uma nave espacial que acaba de pousar em Marte, pousa no solo.

Automação e o uso de novas tecnologias são essenciais para o desenvolvimento do ‘podtel’. Uma aplicação no telemóvel controla todos os dispositivos e fornece informação sobre os níveis de energia, produção solar, temperatura, qualidade da água, produção de água. Também controla, entre outras coisas, a abertura de portas, o odor no interior, iluminação, som, TV, a compra de alimentos e bebidas a pedido ou a temperatura ambiente.

O ‘DistrictHive’ foi concebido e desenhado como o primeiro da chamada "Colónia Podtel”, um conceito novo e inovador de alojamento autónomo de luxo que estará espalhada por diferentes partes do mundo, todas ela remotas e com paisagens espetaculares.