Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Nova estação Ipiranga da CPTM deverá receber projeto de energia inédito
INOVAÇÃO

Nova estação Ipiranga da CPTM deverá receber projeto de energia inédito

Por Jean Carlos, Metro CPTM - 10 de outubro de 2022 408 Visualizações
Nova estação Ipiranga da CPTM deverá receber projeto de energia inédito

Estação Ipiranga receberá projeto inédito na CPTM (Jean Carlos)

A futura estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa deverá ser alvo de um projeto piloto que visa utilizar o sistema de alta tensão existente na companhia para a alimentação em baixa tensão, dispensando as ligações com empresas de energia locais. O projeto foi apresentado em um artigo técnico na edição 182 da revista Ferrovia.

Os sistemas de energia são parte fundamental do funcionamento das estações, trens e sistemas na CPTM. Cerca de 93% da energia consumida nas linhas é proveniente da operação dos trens, sendo ela proveniente de subestações de alta tensão em 88kV ou 138kV.

A energia das subestações também realiza a alimentação do sistema de sinalização através das “linhas do CTC” e alimenta subestações com linhas de transmissão internas em 34,5kV.

Entretanto, nas estações a alimentação elétrica é realizada localmente por meio de uma linha de recepção de média tensão em 13,5kV que depois é reconvertida para valores usuais (127V/220V).

Visando otimizar custos, uma equipe da CPTM propôs utilizar a linha de transmissão interna da CPTM para realizar a alimentação das estações. A ideia traz uma série de vantagens técnicas, operacionais e administrativas.


Proposta de alimentação por alta tensão (Revista Ferrovia)

Redução de custos

Sob o ponto de vista financeiro, a economia de energia poderá ocorrer através da mudança dos contratos. O contrato A2 (alta tensão) apresenta valores de impostos inferiores quando comparados aos contratos de fornecimento A4 (média tensão).

A demanda contratada também poderá diminuir, ante ao baixo impacto ao sistema de alimentação dos trens. Os primeiros estudos estimam uma economia de até 30% nos valores pagos mensalmente para a energia nas estações.

Confiabilidade

A confiabilidade está relacionada diretamente ao risco que a solução apresenta quanto à falta de energia decorrentes de eventuais interrupções de fornecimento. Os estudos apontaram que os indicadores de duração e frequência de interrupção do fornecimento de energia são menores com o novo sistema.

Segundo levantamento realizado em 2021, as instalações de alta tensão sofreram com 10 ocorrências de interrupção contra 56 ocorrências no sistema de média tensão. A confiabilidade é aumentada levando em consideração a presença de linhas de redundância na distribuição em 34,5kV.

Gestão de contratos

Uma das vantagens em termos administrativos é a redução dos contratos de energia. A CPTM conta com 57 estações, sendo que a grande maioria delas possui um contrato individual para o fornecimento de energia.

Com a adoção da alimentação através da rede de distribuição interna há potencial para a diminuição destes contratos, gerando eficiência na gestão da energia.


Simulação do sistema elétrico (Revista Ferrovia)

Estado atual

Após simulação computadorizada foi constatada a eficácia do sistema. Serão desenvolvidos os projetos básicos e executivos tendo em vista uma futura implantação na estação Ipiranga. A parada deverá ser reconstruída e será integrada com a futura estação do monotrilho da Linha 15-Prata

O financiamento deverá ser embutido dentro do orçamento da nova estação. O impacto em termos de custo será de 1% do valor total da reforma da estação.

As equipes da CPTM trabalham na elaboração do sistema de entrada de energia que converterá a tensão de 34,5kV das linhas de distribuição em 220V e 127V. Essa energia deverá ser remetida aos diversos sistemas como iluminação, sonorização, CFTV, telecontrole, etc.

A ideia foi apresentada dentro do programa de fomento à inovação dentro da companhia, o Inova CPTM. O projeto foi apresentado pelos engenheiros Claudimar Chaves, Raquel Hashigutti e Tiago Moreira.