Liderança responsável, ambiente de trabalho saudável, cultura de integridade, agilidade organizacional são os principais pontos fortes da avaliação
O estudo Valor Carreira, realizado pela Mercer em parceria com o Valor Econômico, identificou as empresas que se destacam por oferecer um ambiente saudável, onde a experiência dos colaboradores é o principal eixo de condução do negócio para garantir prosperidade e sustentabilidade. As empresas ganhadoras apresentam um forte engajamento dos seus colaboradores, sendo que 96% dos respondentes recomendariam a sua empresa como um lugar para se trabalhar, e 97% afirmaram ter orgulho de trabalhar no local.
Os pontos fortes das empresas vencedoras são: 1) Cultura de integridade, com 95% dos colaboradores afirmando que as empresas possuem interesse genuíno no bem-estar da comunidade em que atuam; 2) Agilidade organizacional. Para os entrevistados, é fácil criar rede de contatos e relacionamentos com funcionários; o ambiente de trabalho apoia o desenvolvimento de ideias novas/ inovadoras; a organização responde efetivamente às mudanças no ambiente de negócio; a empresa melhora a forma como os clientes vivem suas vidas (afirmativas com índices de 93% nas respostas dos funcionários).
Além disso, todas contam com liderança responsável, na qual o gestor imediato trata as pessoas com respeito e dignidade (96%); ambiente de trabalho saudável: pessoas sentem que se encaixam bem na empresa (95%); e indivíduos prósperos, pois as pessoas sentem-se encorajadas para influenciar o jeito como realizam as atividades no trabalho e acreditam que podem ser elas mesmas (ser autêntico) no trabalho (92%).
“Os colaboradores buscam hoje ambientes saudáveis para trabalhar, com possibilidade de crescimento e desenvolvimento, onde se sintam reconhecidos pelo trabalho realizado, e tenham suporte da liderança, liberdade de atuação, espaço para inovar e uma visão clara do futuro da organização. Todos esses temas são o que conectam as pessoas às organizações, trazendo o tão desejado engajamento, comprometimento e crescimento mais sustentável”, afirma Antonio Salvador, diretor da Mercer Brasil.