Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Dicas e estratégias para trabalhar com compósitos de PRFV na construção
CONCRETO

Dicas e estratégias para trabalhar com compósitos de PRFV na construção

Publicado originalmente por For Construction Pros - 15 de março de 2023 465 Visualizações
Dicas e estratégias para trabalhar com compósitos de PRFV na construção

Semelhante ao vergalhão de aço, as barras de reforço de PRFV devem ser colocadas corretamente e mantidas firmemente para o vazamento de concreto. ACI 440 abrange os códigos de design, desempenho do produto e qualidade. Foto: Compósitos Pultron

Por Pete Renshaw e Pultron Composites

Os concreteiros estão cada vez mais se voltando para os produtos PRFV (polímero reforçado com fibra de vidro) como o material de construção de escolha para estruturas de concreto. Os produtos PRFV têm 1/4 do peso do aço, o que muitas vezes pode significar menos necessidade de equipamentos de levantamento pesado ou mão de obra extra. Isso pode ser levado em consideração em sua programação ao planejar sua mão de obra, cronograma do projeto e requisitos de equipamentos.

Esses materiais compostos são comumente usados em projetos de construção em concreto, como muros de contenção, fundações e outras estruturas reforçadas. Os tipos mais comuns de produtos de PRFV usados nessas aplicações incluem vergalhões, tirantes, buchas, abraçadeiras e pinos de isolamento térmico. São resistentes à corrosão, leves, não condutores de eletricidade, excelentes isolantes térmicos, fáceis de trabalhar, possuem alta durabilidade e longa vida útil. Eles também fornecem excelente resistência a rachaduras, encolhimento e expansão/contração térmica. Com apenas algumas dicas e estratégias, você pode trabalhar com compósitos PRFV com segurança e eficiência para criar estruturas duradouras, incluindo pontes, painéis de concreto, paredões e muito mais.

Como armazenar compostos PRFV

Cuidado razoável e bom senso. Certifique-se de que os produtos não sejam danificados durante o armazenamento. Os produtos projetados para serem enterrados no concreto não precisam de nenhuma resistência aos raios UV para a aplicação, portanto, normalmente não possuem nenhum inibidor de UV adicionado. Se forem armazenados por um longo período de tempo, devem ser cobertos ou mantidos fora da luz solar direta. Devem ser mantidos limpos e inspecionados antes do uso.

184.000 peças de buchas PRFV Mateen Pultron de 38 mm foram fornecidas no projeto de atualização da construção do Terminal de Contêineres do Porto de Rotterdam, Holanda (2019). Foto: Pultron Composites

Compre produtos PRFV de qualidade

Um teste de análise térmica mecânica dinâmica é feito para testar a qualidade da cura completa do PRFV. Foto: Pultron Composites

Com o conhecimento certo e as devidas precauções, você pode encontrar produtos PRFVconfiáveis e de alta qualidade que atenderão às suas necessidades.

Escolha um fabricante com um programa de qualidade abrangente e um laboratório equipado com um Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC) e um Analisador Térmico Mecânico Dinâmico (DMTA). Esses instrumentos especializados são usados para determinar a temperatura de transição vítrea e o grau de cura dos compósitos. Ambos os métodos de teste são componentes críticos de qualquer programa de controle de qualidade de pultrusão.

A resistência, durabilidade e qualidade do produto PRFV que você compra são um dos critérios mais importantes a serem considerados, pois afetarão diretamente seu produto final. Alguns produtos PRFV podem ser mais baratos, mas podem não durar tanto ou ter um desempenho tão bom quanto materiais de alta qualidade.

Parafusos de rocha PRFV podem ser instalados com parafusos em túneis e minas. Foto: Pultron Composites

Como trabalhar com produtos PRFV na construção em concreto

Ao trabalhar com produtos compostos de PRFV, há algumas distinções a serem feitas. Vergalhões, buchas e formas são bons exemplos de como trabalhar com PRFVdifere de trabalhar com aço ou aço inoxidável.

Trabalhando com vergalhões PRFV

O projeto da estrutura e as diferenças entre PRFV e outros materiais devem ser considerados. Por exemplo, você não pode simplesmente trocar o vergalhão de aço por PRFV. As propriedades do material são diferentes e devem ser consideradas no projeto. Felizmente, existem códigos como a série de documentos ACI 440, que abrange códigos de projeto, desempenho do produto e qualidade. Os engenheiros devem se familiarizar com esses códigos.

Semelhante ao vergalhão de aço, ele deve ser colocado corretamente e mantido firmemente para o concreto. As barras, exceto aquelas que serão colocadas em tapetes verticais, devem ser amarradas em todas as interseções quando o espaçamento for maior que 30 cm (12 pol.) em qualquer direção. Onde o espaçamento for menor que isso, as barras devem ser amarradas em todas as interseções ou em interseções alternadas. Os tirantes mantêm a posição da armadura durante o vazamento e a presa do concreto. Eles não precisam fornecer resistência permanente à estrutura.

Certifique-se sempre de que as barras não flutuem para cima e saiam da posição durante a colocação e consolidação do concreto. Se for detectado movimento, o vazamento deve ser interrompido enquanto suportes ou acessórios adicionais são adicionados. O vergalhão PRFV pode ser usado e amarrado com barras de aço. O mesmo método de amarração do aço deve ser usado para obter o melhor desempenho.

Arranhões, arranhões e cortes que não excedam 5% da profundidade da barra são aceitáveis. Acima de 5%, recomendamos a substituição da barra ou o uso de uma emenda sobreposta em qualquer um dos lados da barra danificada. No entanto, o vergalhão de PRFV não é como o vergalhão de aço revestido; portanto, pequenos arranhões na superfície não precisam ser reparados para proteger as barras da corrosão; eles são totalmente resistentes à corrosão.

Devido à natureza do vergalhão de PRFV, as dobras não podem ser dobradas no local. Todas as dobras são fabricadas na fábrica e entregues de acordo com as especificações exatas. Uma variedade de formas, estribos e dobras sob medida podem ser produzidas.

Trabalhando com Cavilhas PRFV

As cavilhas PRFV são projetadas para baixa resistência de adesão, portanto, não requerem lubrificação ou outros métodos de preparação de quebra de adesão. Isso os torna rápidos de instalar e duradouros. As buchas PRFVpodem ser instaladas usando métodos de instalação padrão, incluindo pavimentadoras de concreto, cestos e máquinas de inserção de buchas.

Trabalhando com vínculos de formulário PRFV

A maioria dos tirantes dentro do concreto são projetados para serem quebrados ou desparafusados. Os buracos restantes são então preenchidos com argamassa ou tampões prontos. Isso retarda consideravelmente o processo, levando a perda de tempo de produção e aumento de custos.


As cintas de PRFV são projetadas para permanecer no concreto e são serradas quando o concreto é colocado, deixando um "tampão" da cor do concreto que combina bem com o concreto. Não é necessário enchimento de buracos com argamassa.

Aqui, o PRFV para o projeto do Porto de Roterdã, as buchas Pultron são fornecidas prontas para profissionais da construção.Foto: Compósitos Pultron

Medidas de segurança para trabalhar com produtos PRFV

Poeira e fibras podem causar coceira temporária na pele devido às fibras de vidro. Ao trabalhar com produtos PRFVdurante a construção, siga estas dicas de saúde e segurança. As práticas padrão de saúde e segurança usadas em canteiros de obras geralmente são apropriadas.

  1. Sempre use óculos de proteção, luvas, mangas compridas e calças compridas ao manusear qualquer produto PRFV.
  2. Ao cortar ou perfurar produtos compostos de GFRP, sempre use uma máscara contra poeira e proteção para os olhos para evitar irritação. Sempre que possível, corte em uma área ventilada.
  3. Se fibras de vidro ou poeira entrarem em contato com os olhos, lave com água por pelo menos 15 minutos e procure um médico se a irritação persistir.

.

Sobre o autor

Pete Renshaw é Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Pultron e atua como Diretor Técnico da Mateenbar Limited. Ele tem mais de 25 anos de experiência trabalhando com desenvolvimento de produtos compósitos pultrudados.