Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Valor agregado da energia nuclear é um grande fator de desenvolvimento econômico
ENERGIA NUCLEAR

Valor agregado da energia nuclear é um grande fator de desenvolvimento econômico

Petronotícias - 06 de abril de 2023 408 Visualizações
Valor agregado da energia nuclear é um grande fator de desenvolvimento econômico

O valor agregado nos investimentos em geração nuclear continua sendo um fator de grande desenvolvimento para os países. Seja na expansão da tecnologia, do conhecimento, do pleno emprego ou no avanço das operações e na permanência geração de valores na manutenção. Atualmente, com a expansão do conhecimento e no desenvolvimento dos reatores modulares, as vantagens nucleares são ainda maiores. Em relação aos preços da energia elétrica gerada por usinas nucleares, elas variam significativamente em diferentes países, dependendo de fatores como a tecnologia é utilizada. A fonte de combustível nuclear, a disponibilidade de recursos humanos materiais e financeiros, os custos de construção, operação e manutenção, os custos regulatórios, a demanda local por energia e as políticas energéticas locais.

Em um conversa com um dos maiores especialistas do setor, o ex-presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, respeitado internacionalmente pelo seu conhecimento da área e que acaba de assumir a diretoria técnica da mais importante associação de empresas do setor nuclear da América Latina, a ABDAN, lembra que “É importante notar que as taxas de câmbio entre moedas também podem afetar o custo da energia elétrica nuclear quando comparado entre diferentes países. Há vários exemplos desses preços médios da energia produzida pelas usinas nucleares em operação em diversos países. Cada uma dessas usinas que compõe a média tem seus custos de capital parcial ou totalmente amortizados.” Leonam diz ainda que esses valores, não devem ser comparados diretamente com o preço de equilíbrio para projetos de novas usinas em andamento ou planejados. Isso porque, há muitos casos em que os seus custos de capital ainda não foram amortizados.


– Nos Estados Unidos, por exemplo, o custo médio da eletricidade nuclear em 2020 foi de aproximadamente 65 dólares por megawatt-hora, de acordo com a Administração de Informação de Energia (AIE) norte-americana. Na França, um dos países mais dependentes da energia nuclear, com mais de 70% de sua eletricidade gerada por usinas nucleares, o preço médio da eletricidade em 2020 foi de cerca de 55 euros por MWh, de acordo com o Eurostat.


Usina Nuclear Angra 3


É importante lembrar que esses preços são apenas indicativos e podem variar ao longo do tempo e dependendo das condições locais, diz Leonam. Os preços da energia elétrica nuclear podem ser influenciados por vários fatores, incluindo subsídios governamentais, regulamentações ambientais e a disponibilidade de fontes alternativas de energia. Além disso, os custos da energia elétrica nuclear também podem variar dependendo do tipo de contrato de energia utilizado, com os contratos de longo prazo muitas vezes oferecendo preços mais baixos do que os contratos de curto prazo.


– Vamos ver o exemplo dos Reino Unido. Em 2020, o custo médio da eletricidade nuclear foi de cerca de 75 libras por MWh, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE). Na Ásia, especificamente no Japão, após o desastre de Fukushima em 2011, o custo da eletricidade nuclear no foi aumentado devido a regulamentações mais rigorosas. De acordo com relatório do Institute of Energy Economics (IEE) o custo em 2021 era em média de cerca de 9.000 yenes por MWh. Na China, que tem uma das maiores capacidades nucleares do mundo, com cerca de 50 usinas nucleares em operação, em 2020, o custo médio da eletricidade nuclear na China foi de cerca de 50 dólares por MWh, de acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China.


– E no Brasil, como está esta cotação?
– Olha, a tarifa de venda de energia elétrica de Angra 1 e Angra 2, em vigor no ano de 2023, é de 347,50 reais por MWh. Essa tarifa é homologada pela ANEEL, reajustada anualmente e revisada a cada 5 anos. Note-se que o custo de capital inicial de ambas as usinas está plenamente amortizado. É importante lembrar que esses preços são apenas indicativos e podem variar ao longo do tempo e dependendo das condições locais. Além disso, os custos da energia elétrica nuclear também podem variar dependendo do tipo de contrato de energia utilizado, com os contratos de longo prazo muitas vezes oferecendo preços mais baixos do que os contratos de curto prazo.


– Neste custo estão considerados toda vida útil e de extensão do uso dessas usinas?
– Na verdade, deve-se ainda considerar que os preços da eletricidade nuclear nem sempre internalizam a totalidade dos custos de descomissionamento de desmantelamento das usinas nucleares, a gestão de combustível usado e de resíduos radioativos de baixo e médio nível de atividade e o regime de responsabilidade civil por danos causados ao público e meio ambiente por eventuais acidentes nucleares, que podem ser muito significativos em longo prazo. Pode notar-se ainda que os preços da energia nuclear podem variar amplamente e estão sujeitos a flutuações no mercado e mudanças nas políticas governamentais. Há uma variedade de fatores a serem considerados ao avaliar os custos e benefícios da energia nuclear, incluindo segurança, questões ambientais e impacto na saúde pública.


Transporte de um SMR


– O setor nuclear ainda luta contra algum preconceito de pessoas que ainda não tem o conhecimento de sua grande potencialidade, não é isso ?
– Olha, em termos de segurança, a geração nuclear está dentre as que têm menor número de fatalidades provocadas por MWh produzido, como mostram os relatórios periódicos do Instituto Paul Scherer, da Suíça. Quanto às questões ambientais, é aquela com maior densidade energética e mínima “pegada ecológica”. Quanto ao impacto a saúde pública, não emitem gases poluentes nocivos nem gases de efeito estufa produzidos pela queima de combustíveis fósseis. Resta o temor de acidentes severos que ocorrem com probabilidade ínfima e decrescente na medida em que são incorporadas inovações tecnológicas e aumenta a experiência operacional.


– Como o senhor vê a importância da energia nuclear no atual contexto energético mundial?
– É cada vez mais o importante papel da energia nuclear para a transição energética no sentido da descarbonização e o que ela vem se estabelecendo. O urânio será, sem dúvida, indispensável para uma transição eficaz para o almejado net zero. Resta estabelecer qual seria sua participação nos sistemas elétricos nacionais no futuro. Essa participação será maior na medida que os custos da núcleo-eletricidade sejam reduzidos. Para isso, um grande investimento em Small Modular Reactors vem sendo feito em praticamente todo o mundo.


Akademik Lomonosov, central nuclear flutuante russa